BLOG

Pesquisa mostra que mais de 70% dos brasileiros deseja produzir sua própria energia

Como já falamos aqui no blog, o investimento em geração de energia solar já é uma tendência no Brasil. Apenas no último ano, essa fonte renovável cresceu mais de 300%, estimulada por instalações de painéis solares em residências, empresas e indústrias, e também pela criação de usinas.

E essa forte expansão tem nos consumidores comuns brasileiros um de seus principais responsáveis. Segundo uma pesquisa do Greenpeace encomendada ao Datafolha nesse ano, 72% dos brasileiros tem interesse em gerar sua própria energia através da fonte solar, sendo que 80% tem consciência dessa possibilidade.

Gerar própria energia é interesse entre brasileiros

Foto: reprodução / Ciclo Vivo.

 

Economia é o que mais estimula o crescimento

“É claro que o fato de ser uma energia renovável é importante, mas o que mais motiva os consumidores é a possibilidade de economizar. Em 2015, a média nacional de aumento da conta de luz foi 50%, em 2016 foi 30%, e isso pesa muito no bolso dos brasileiros”, comentou Bárbara Rubim, coordenadora da campanha de Energias Renováveis do Greenpeace.

De fato, os consumidores que conseguem gerar sua própria energia através dos painéis solares economizam muito, ficando praticamente imunes aos aumentos altíssimos das faturas de energia elétrica.

Os fatores que geram essa economia toda são aqueles que comentamos aqui. Se chegar a produzir com os painéis solares toda a energia que necessita em um período, o consumidor não fica dependente do fornecimento da concessionária de energia local. Se ele não consome pela concessionária, então ele não precisa pagar nada referente a energia que utilizou em sua casa, apenas a taxa de disponibilidade da empresa.

Caso ele utilize menos energia do que gerou, o consumidor terá créditos com sua concessionária, que podem ser descontados nas próximas faturas em um período de até cinco anos!

Gerar própria energia é interesse entre brasileiros

Foto: reprodução / Enxaqueca.

 

Consumidores comuns são os maiores responsáveis

Atualmente, entre todas as unidades geradoras de energia solar no Brasil, a grande maioria dos usuários que faz uso desses sistemas são consumidores comuns, que instalam painéis fotovoltaicos em suas residências, comércios e até indústrias. Quem diz isso é o presidente da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), Rodrigo Sauaia.

Segundo ele, até o início de 2017, “a maioria dos usuários desses sistemas, 79%, são pessoas em suas próprias casas gerando energia solar fotovoltaica para reduzir seus gastos de energia elétrica e contribuir com o meio ambiente”.

As indústrias e outros prédios comerciais são responsáveis por 15% das instalações de sistemas de geração de energia solar, segundo Rodrigo. O que é um grande número, considerando que imóveis residenciais são bem mais numerosos do que os comerciais.

O Greenpeace ainda afirma que, além da grande economia com as contas de luz, a instalação dos painéis solares ainda geram uma grande valorização para os imóveis. Esse detalhe é extremamente válido para quem pensa em construir esses imóveis para comercializá-los depois.

E você, faz parte do grande grupo de brasileiros com interesse em produzir sua própria energia? Converse com os profissionais da Ponto Solar e solicite um orçamento exclusivo para suas necessidades!

Com informações de RFI.



Ligue para nós 41 3035 4500