BLOG

As maiores empresas do mundo estão mostrando que a energia solar é o futuro

energia solar é o futuro - ponto solar

Google, Apple, Facebook, Coca-Cola, entre mais de 100 outras gigantes estão confirmando que o futuro será alimentado por energias renováveis. Todas elas participam do RE100, um grupo que reúne 119 grandes corporações mundiais que se comprometeram a utilizar energia 100% limpa em um futuro próximo – e algumas até já conseguiram.

Energia solar é o futuro responsável das empresas

O setor privado é responsável por mais da metade do consumo mundial de energia atualmente. Isso faz com que as empresas em geral sejam fortemente responsáveis por, no mínimo, influenciar como é realizada a produção de energia no mundo.

As empresas que fazem parte do RE100 têm consciência disso, e estão buscando por suas próprias atitudes levar mais sustentabilidade ao mundo empresarial. Para muitas, a energia solar é o futuro.

Um dos maiores exemplos vem da Apple, a gigante norte-americana responsável pelo iPhone, por exemplo. Cerca de 96% das operações mundiais da empresa são alimentadas por energia limpa, tanto em fábricas quanto lojas. Seu envolvimento com a energia solar é tão grande que a empresa chega a vender a energia produzida em usinas que mantém.

Em abril desse ano, a empresa inaugurou o Apple Campus 2, sua nova sede localizada na Califórnia que também é uma enorme usina de energia solar. O local é capaz de produzir 16 MW, suficiente para alimentar tanto as operações no local quanto em outras cidades.

Já a Google, outra gigante empresa de tecnologia, criou um fundo de investimento milionário, totalizando 250 milhões de dólares, para ajudar a população americana em financiamentos de energia solar residencial.

energia solar é o futuro - ponto solar 2

Imagem: Inhabitat.

A empresa também mostra nas suas operações que considera que a energia solar é o futuro. Uma de suas sedes, localizada na Califórnia, abriga uma usina solar com 2 MW de capacidade que alimenta suas operações

Mas talvez o melhor exemplo venha da Microsoft, outra gigante empresa que dispensa apresentações. A corporação de Bill Gates tem, segundo o RE100, 100% de suas operações alimentadas por energia renovável desde 2014. Sem exageros, a empresa é dona de projetos de energia eólica que são capazes de produzir 500 MW no total.

Em sua última compra, a Microsoft adquiriu de uma vez só a capacidade de 237 MW, através de contratos com parques eólicos. Ela também investe em energia solar em diversos campos espalhados pelos Estados Unidos.

Autonomia energética em cada estabelecimento

Grandes corporações que são formadas através de lojas espalhadas por diversos países usufruem fortemente dos benefícios da energia solar, já que elas podem gerar o que consomem no mesmo estabelecimento em que conduzem negócios.

A IKEA, rede de lojas que trabalham com itens de decoração residencial, possui 336 lojas no mundo todo. Seu compromisso é de, até 2020, fazer com que 100% desses estabelecimentos sejam alimentados com energia solar ou eólica. Até então, a empresa instalou mais de 700 mil painéis solares em suas lojas, garantindo independência energética em diversas partes do mundo.

A gigantesca rede Wal-mart, responsável por mais de 11 mil lojas no mundo todo, se mostra uma líder de sustentabilidade em suas operações. Nos Estados Unidos, a rede é uma das líderes em micro-geração de energia limpa, produzindo nada menos que 147MW através da energia solar em diversas de suas lojas.

E o Brasil?

Nosso país recentemente começou recentemente a se dar conta de que a energia solar é o futuro – especialmente para nós. Mesmo assim, muitas empresas já começaram a reduzir seus custos com energia garantindo autonomia na produção.

Um grande exemplo vem da maior usina solar do Estado do Paraná, que já mostramos aqui. Instalados em um supermercado, os mais de 1400 painéis produzem cerca de 50 MW de energia que alimenta o estabelecimento.

energia solar é o futuro - ponto solar 3

Supermercado localizado em Curitiba possui painéis solares desde sua abertura. Imagem: Gazeta do Povo

Outro bom exemplo vem da empresa argentina responsável pelo Mercado Livre. Em sua sede brasileira, localizada em Osasco – SP, foram instalados mais de dois mil painéis solares, que geram juntos cerca de 700 MW de energia. Nada mal, não é?

Não apenas as empresas gigantes podem aproveitar os benefícios da energia solar, sabia? Não importa se seu estabelecimento precisa de 10 ou 1000 painéis, com projetos feitos sob medida, como os da Ponto Solar, sua empresa pode economizar até 95% na fatura de energia! Converse com nossos profissionais e saiba todas as possibilidades!

Com informações de Gazeta do Povo.



Ligue para nós 41 3035 4500