BLOG

Potencial solar no Paraná é superior ao dos principais países europeus

Potencial Solar no Paraná - Ponto Solar

Quando falamos em energia solar, muitas pessoas pensam que esse sistema só funciona em regiões onde o sol é presente o ano todo. Na realidade, no Brasil, até os locais mais “cinzentos” podem oferecer ótimas condições de geração de energia. Um exemplo disso é o potencial solar no Paraná, principalmente em Curitiba.

Quem vive na capital do Estado sabe que os dias ensolarados não são tão comuns por lá. Mesmo assim, isso não impede que seja ótima para a geração de energia solar: a cidade tem um potencial 39% superior ao da Alemanha, um dos cinco países que mais investe no sistema no mundo.

Isso mesmo! Até na capital mais fria do Brasil as condições para a energia solar são bastante favoráveis – o que também indica o grande potencial de todo o território brasileiro. Quem confirma isso é o mais recente estudo sobre o assunto no Estado, o Atlas de Energia Solar do Estado do Paraná, que foi conduzido por uma parceria entre a Itaipu, a Universidade Tecnológica do Paraná (UTFPR) e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

O estudo focou especificamente no potencial solar no Paraná, comparando com o de grandes países europeus, líderes na geração. Em relação à Alemanha, país que detém cerca de 13% do total gerado de energia solar no mundo, o Paraná como um todo se mostrou 43% mais propício à geração do que o país europeu.

Já em relação ao Reino Unido, outro líder em energia renovável e que em 2016 foi o quinto país que mais investiu  em energia solar no mundo (à frente da Alemanha), o potencial solar no Paraná é ainda maior: cerca de 55% superior, segundo o Atlas da Energia Solar.

As condições climáticas do Paraná podem até contribuir para a geração solar. Mesmo que os Estados nordestinos possuam maior potencial, suas altas temperaturas, especialmente no verão, podem prejudicar a eficácia dos painéis solares, como já falamos aqui.

O clima mais ameno das terras paranaenses, especialmente em Curitiba, faz com que o potencial solar no Paraná seja constante e a eficiência dos painéis mantenha-se equilibrada durante as épocas do ano.

Os resultados do Atlas da Energia Solar do Estado do Paraná confirmam mais uma vez algo que já tínhamos em mente há tempos: o potencial solar brasileiro é altíssimo em todas as suas regiões. Por isso, a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) estima que, se aproveitar as condições favoráveis, o país será capaz de produzir cerca de 14 mil MW de energia solar até 2024 – o equivalente à usina de Itaipu.

Potencial Solar no Paraná - Ponto Solar

Paraná é o sexto Estado brasileiro com maior número de unidades de microgeração solar, segundo a ANEEL. Imagem: SEnergy.

Se você ainda tinha dúvidas sobre o potencial solar no Paraná, agora pode ficar tranquilo. Nessas terras, qualquer investimento em energia solar é certo, garantindo uma geração constante o ano inteiro.

Que tal você receber uma consultoria especializada sobre as condições de geração do local onde você vive e um orçamento sob medida para suas necessidades energéticas? A Ponto Solar e sua equipe está pronto para realizar esses serviços para você, para você começar a economizar com a energia solar agora mesmo! Converse conosco!

 

Com informações de Portal Solar.

 

 

 

 

 



Ligue para nós 41 3035 4500