BLOG

Energia solar no Brasil atinge a potência instalada de 1 GW

Energia solar no Brasil - Ponto Solar

A energia solar no Brasil confirma cada vez mais o seu potencial e aceitação. Acabamos de atingir a marca de 1 GW de potência através dessa fonte renovável, o que nos coloca no grupo dos 30 países do mundo com essa capacidade.

Para ter uma ideia, com esse 1 GW é possível atender a demanda de até 2 milhões de brasileiros, o que equivale a 500 mil residências.

Essa é uma marca histórica, que coloca o Brasil um pouco mais perto dos principais geradores do mundo. Mais do que isso, confirma que o país está aproveitando cada vez mais seu enorme potencial.

Potencial da energia solar no Brasil

Mas o Brasil pode – e irá, ao que tudo indica – fazer muito mais. Como já mostramos aqui, mesmo na capital mais fria do país, a cidade de Curitiba (PR), o potencial para geração de energia solar é até 39% superior ao da Alemanha, uma das líderes mundiais na produção.

Quem confirmou o novo recorde brasileiro foi a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar). Segundo seu presidente, Rodrigo Sauaia, o Brasil tem “condições de ficar entre os principais países do mundo nesse mercado, assim como já somos em energia hidrelétrica, biomassa e eólica.”

Quem tem aproveitado o Sol que brilha nas terras brasileiras para produzir energia são os consumidores de geração distribuída, ou seja, quem instalou painéis solares em suas residências, empresas, fábricas.

Em agosto de 2016, existiam pouco mais de 5 mil unidades de geração distribuída de energia solar no Brasil. Um ano e meio depois, em janeiro de 2017, já são mais de 20 mil unidades. Um aumento de 300% em um período bastante curto.

Um dos principais fatores que fizeram com que tantos brasileiros se interessassem em produzir sua própria energia foi, certamente, os aumentos constantes nas faturas de energia. Com a energia solar é possível economizar até 95% do valor da fatura de energia, o que torna esse sistema bastante atraente.

Energia solar no Brasil - Ponto Solar

O Parque Solar de Nova Olinda. Imagem: O Globo.

Atualmente, a maior usina solar da América Latina também fica no Brasil. É o Parque Solar Nova Olinda, com 930 mil painéis solares e 292 MW de potência instalada. Nada mal, não é?

E você, que tal começar aproveitar agora os benefícios da energia solar assim como milhares de brasileiros? Converse com a Ponto Solar e solicite um orçamento de acordo com suas necessidades!

Com informações de Agência Brasil.



Ligue para nós 41 3035 4500