BLOG

Capacidade da energia solar no Brasil deve dobrar em 2018

Energia solar no Brasil - Ponto Solar

Faz pouco tempo que a energia solar no Brasil atingiu uma marca histórica, se tornando capaz de produzir 1 GW de eletricidade. E as projeções para 2018 também são otimistas, já que o Brasil deve dobrar sua marca, atingindo mais de 2 GW de potência.

Durante o ano, é certo já que 63 usinas solares, frutos de leilões realizados em 2014 e 2015, entrem em operação no país. Juntas, elas vão totalizar cerca de 1.012 MW.

Até o fim de 2018, então, é esperado que a energia solar sozinha no Brasil seja capaz de alimentar mais de 1 milhão de residências ou 4 milhões de brasileiros.

Energia solar no Brasil deve ser ainda mais aproveitada

A energia solar é sinônimo de economia em todas as escalas, desde o consumidor que instala painéis fotovoltaicas em sua casa até um país inteiro que investe nessa matriz energética.

Um estudo recente da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica mostrou que se a energia solar no país hoje fosse presente o suficiente para substituir o funcionamento das principais usinas termoelétricas, os consumidores brasileiros aproveitariam uma economia de até 2 bilhões de reais em suas faturas de energia.

Como já mostramos aqui, um dos principais fatores que atualmente deixa as contas de energia tão alta para os brasileiros é o custo da geração para atender a demanda. Muitas vezes, as usinas termoelétricas, que são mais caras e poluentes, precisam ser ligadas e geram mais gastos para o consumidor no fim do processo.

Isso tudo fez com que muitas as pessoas aproveitassem os benefícios da energia solar, gerando energia em suas casas, comércios e empresas e aliviando significativamente os gastos com energia.

Um ano e meio atrás, em agosto de 2016, havia apenas 5 mil unidades de geração de energia solar no Brasil. Em janeiro desse ano, essa número já ultrapassa as 20 mil unidades, com milhares de pessoas economizando na conta de luz.

Para citar o exemplo de um consumidor que conseguiu diminuir seus gastos na conta de luz, trazemos um cliente da Ponto Solar. Essa residência (foto abaixo) em Joinville (SC) recebeu 20 painéis solares que juntos são capazes de gerar 531 kWh ao mês!

Energia solar no Brasil - Ponto Solar

Cliente Ponto Solar, em Joinville (SC). Foto: Ponto Solar.

Depois de 25 anos, nosso cliente terá economizado cerca de R$271.800,00, evitando os altos gastos das faturas de energia elétrica. Nada mal, não é?

E você, quer saber o quanto você pode economizar com a energia solar? Utiliza o nosso simulador de economia Ponto Solar e descubra o quanto gerar sua própria energia pode ser vantajoso para você!



Ligue para nós 41 3035 4500