25/07/18

Vivemos uma época de muitas inovações. Faz tempo que as propriedades rurais eram lugar de coisas antigas. Hoje o campo está moderno, cheio de tecnologia e usa o que há de mais moderno na produção de alimentos.

 

E o agro foi além! Além de alimentos, uma propriedade rural pode produzir também eletricidade!

 

Para explicar como isso é possível, a Ponto Solar elaborou um texto exclusivo para você que tem uma propriedade no campo.

 

Mas antes de entramos nesse assunto específico, você sabe o que é a energia solar fotovoltaica?

 

O que é a Energia Solar Fotovoltaica

 

A Energia Solar Fotovoltaica é a conversão da luz do sol em energia elétrica.

 

O sistema que faz esta tarefa é composto por diversas partes. As principais são:

 

– Os painéis solares são as placas de formato retangular que você provavelmente já viu colocado no telhado de alguma casa;

 

– Os inversores grid tie (ou on grid) transformam a energia produzida nas placas para o mesmo padrão de eletricidade presente nas tomadas;

 

– O relógio bidirecional mede a quantidade de energia consumida e a quantidade produzida pelo seu sistema solar.

 

Por que utilizar energia solar em propriedades rurais?

 

energia-solar-propriedade-rural-1024x768

 

As propriedades rurais têm uma boa vantagem na produção de energia elétrica em comparação aos imóveis urbanos. Sabe por quê? Porque no campo há muito espaço livre!

 

Na cidade, o único espaço para a colocação das placas solares acaba sendo o telhado. E nem sempre eles recebem uma boa insolação. Já as propriedades rurais contam com espaço livre para que os painéis solares sejam instalados na posição em que o sol bata forte o ano todo.

 

Além disso, há outras características positivas na energia solar:

 

– O sistema funciona mesmo com dias nublados e basta a presença de sol para que as placas gerem energia. Apesar da quantidade de energia produzida ser menor do que nos dias de céu limpo, ainda assim a geração de eletricidade acontece;

 

– A manutenção do sistema é muito fácil de fazer. Basta lavar as placas com água, esponja e detergente de cozinha uma ou duas vezes por ano para tirar a sujeira que se acumula naturalmente sobre as placas;

 

– Os equipamentos são muito robustos e duráveis. Os bons fabricantes de equipamentos de energia solar dão garantia de 25 anos para a produção de energia!

 

– A energia solar é limpa e preserva o meio ambiente. O processo é silencioso e não libera nenhum tipo de poluente durante a conversão da luz do sol em eletricidade.

 

Mas o principal benefício vem para o bolso! Gerar a própria eletricidade traz muita economia e pode fazer a fatura de luz cair até 95%!

 

Economizar com Energia Solar é possível?

 

A melhor maneira de comprovar a queda na fatura de energia é dar um exemplo de quem já instalou e já está vendo a economia acontecer.

 

É o caso da Vinícola Guatambu¹, localizada no Rio Grande do Sul. No local foi instalado um sistema solar com 600 placas fotovoltaicas.

 

Em sete meses o sistema gerou 125 mil quilowatts hora, uma média de 17,8 mil quilowatts hora por mês. Na prática, esta energia toda significou uma economia de cerca de 90% na fatura de energia elétrica para a vinícola.

 

Uma instalação com 600 placas é bem grande, mas existem sistemas menores que começam com 4 placas e que dão bons resultados também. A quantidade de placas necessárias é determinada no estudo preliminar feito por um engenheiro que avalia a necessidade de energia, caso a caso.

 

Temos aqui no nosso blog outro exemplo de uma propriedade rural com uma instalação de 8 placas soles. Clique aqui e veja como ficou a instalação.

 

Como saber se a energia solar é para mim?

 

Entre em contato conosco e converse com um de nossos engenheiros.  Eles estão à sua disposição para tirar dúvidas e explicar o funcionamento detalhado de um sistema solar.

 

Além de avaliar a quantidade de placas necessárias, nosso pessoal também te ajuda com as linhas de financiamento específicas para o setor rural.

 

Quer saber mais sobre energia solar? Aqui no blog da Ponto Solar você encontra outros posts que te ajudam a entender ainda mais sobre energia solar:

 

>> O que eu ganho com energia solar?

 

>> Energia solar: conheça as vantagens e desvantagens

 

Referências:

¹ https://gauchazh.clicrbs.com.br/economia/campo-e-lavoura/noticia/2017/01/energia-solar-como-aliada-da-agricultura-9326841.html