22/06/18

Um kit  solar apresenta os componentes necessários para a produção de energia elétrica a partir do sol.

 

Os componentes do um kit solar são basicamente os seguintes:

 

– Painéis solares;

– Inversores grid tie (também chamados de ongrid);

– Proteções elétricas;

– Relógio bidirecional;

– Monitoramento via internet.

 

A Ponto Solar vai te explicar qual é a função de cada um desses itens no processo de geração de energia solar a seguir.

 

Boa leitura!

 

Os componentes de um kit solar

 

Suportes, trilhos e parafusos de fixação

 

Esses são os elementos básicos que irão permitir que todo o sistema solar fotovoltaico seja sustentado em seu telhado.

 

Painéis solares

 

 

Um dos principais elementos que permitem a geração de energia solar, você provavelmente já deve ter se deparado com os painéis solares em sua cidade. Elas podem ser encontradas principalmente nos telhados das casas, com cores escuros que variam do azul ao preto.

 

Inversores grid tie (também chamados de on grid)

 

Os inversores são responsáveis por compatibilizar a energia elétrica produzida no interior das placas solares com aquela que é utilizada na rede elétrica da sua concessionária local.

 

A expressão grid tie ou on grid significa que o seu sistema solar estará conectado com a rede local. Assim, não há necessidade de investir em baterias para armazenar a energia produzida, algo que encarecia muito os kits solares.

 

Proteções elétricas

 

É muito importante proteger tanto as placas solares como os inversores de perturbações que possam ocorrem. Por isso, kit solar possui elementos que ajudam a conservar e proteger o sistema, proporcionando maior segurança para você e para o sistema.

 

Relógio bidirecional

 

O relógio de energia convencional que temos em nossa casa mede apenas a quantidade de energia consumida pela residência.

 

Para aproveitar os benefícios da energia solar o relógio unidirecional precisa ser alterado por um bidirecional.

 

Isso deve ocorrer porque o relógio bidirecional é capaz de medir não só a quantidade de energia consumida, mas também a produzida pelo seu próprio sistema solar.

 

Monitoramento via internet

 

Sistemas solares modernos permitem que você confira em tempo real e de qualquer lugar a quantidade de energia solar gerada e a situação do sistema.

 

Posso comprar e instalar um kit solar sozinho?

 

O ideal é que você busque uma empresa especializada em energia solar fotovoltaica. Instalar um kit de energia solar é algo que envolve todo um planejamento e a execução do projeto deve ser feita por alguém que entende do assunto.

 

Por exemplo, antes de instalar o kit solar é necessário realizar um estudo da sua residência para que a instalação seja eficaz e possibilite que você economize na sua conta de luz.

 

O estudo e projeto de instalação das placas solares deve contemplar o gasto energético da residência e também questões mais técnicas, como a incidência de luz solar na região. Até a inclinação do telhado pode interferir na eficiência do seu sistema solar.

 

Além desse estudo, é importante destacar que a instalação deve ser feita por profissionais devidamente qualificados e com a experiência necessária.

 

Mesmo após ter a instalação concluída ainda é necessário realizar a homologação do sistema junto com a concessionária de energia local. Essa homologação, que também deve ser realizada por um profissional, irá permitir que o seu sistema solar se comunique com a rede elétrica local. Dessa maneira, você poderá fazer parte do sistema de compensação elétrica.

 

O sistema de compensação possibilita que toda a energia produzida pelo sistema fotovoltaico e não utilizada pela residência seja enviada para a rede da concessionária. Em troca, você recebe créditos que podem ser abatidos na sua conta de luz.

 

Energia Solar é com a Ponto Solar

 

Você está curioso para aprende mais sobre a energia solar? Então temos alguns posts que poderão te ajudar:

 

> Descubra aqui porque cada vez mais pessoas estão aderindo à energia solar

> Clique aqui se quiser descobrir quais são as vantagens e desvantagens do uso de energia solar

 

Você é o tipo de pessoa que prefere pular a teoria e ir direto a pratica? Então não deixe de entrar em contato com a Ponto Solar! Somos uma empresa especializada em energia solar e queremos te ajudar!

 

Faça um estudo sem compromisso do potencial de geração de energia solar fotovoltaica da sua casa e descubra como você pode reduzir o valor da sua conta de energia elétrica em até 95%.

 

Nosso time estará pronto para atendê-lo e tirar todas as suas dúvidas!