BLOG

7 dicas sustentáveis que irão ajudar economizar no dia a dia

Você sabia que é possível ajudar o meio ambiente e economizar dinheiro?

A Ponto Solar elaborou esse post com algumas dicas que podem ajudá-lo a aumentar suas economias e ainda contribuir com o meio ambiente.

Pequenas atitudes podem fazer uma grande diferença. Por isso, procure colocar em prática no seu dia a dia algumas das dicas que selecionamos.

Dicas sustentáveis para economizar no dia a dia

1. Evite água mineral engarrafada

São necessários 3 litros de água para engarrafar 1 litro. Além disso, as garrafas plásticas de água podem levar mais de 1.000 anos para se decomporem e, quando incineradas, liberam gases tóxicos.

Optar por uma garrafa de água reutilizável é a melhor alternativa. Além de ajudar o meio ambiente, é possível economizar uma quantia relativa.

Você já pensou quanto gasta com água por ano? Procure multiplicar isso por uma vida toda. A quantia é considerável!

 

2. Utilize meios de transporte alternativos

Os combustíveis que utilizamos no dia a dia para nossos carros são, além de caros, muito danosos para o meio ambiente e para a nossa saúde.

A solução para isso é optar por meio de transportes alternativos. E as soluções que temos são cada vez mais numeras: bicicleta, transporte público ou até mesmo a pé.

Além disso, existem aplicativos de compartilhamento de carro. Basta fazer um cadastro e buscar pessoas que estejam indo para um lugar próximo ao seu destino. E eles funcionam como uma via de mão dupla: você pode oferecer carona como também pegar.

É uma ideia muito simples, mas que tem um impacto muito grande para o ambiente. E para o seu bolso!

 

3. Troque as lâmpadas da sua casa por versões que utilizam menos energia

As lâmpadas incandescentes, aquelas que têm uma luz amarela e esquentam quando acesas, são grandes inimigas de qualquer pessoa que busca economizar energia. A solução para isso é optar por versões mais econômicas.

Você pode optar por três opções de lâmpadas mais econômicas. As lâmpadas halógenas reduzem o consumo em cerca de 30%. As fluorescentes apresentam uma economia que pode chegar até 80%

Já as lâmpadas de LED são as que apresentam a maior economia. Elas reduzem o consumo de energia em até 85%.

Quando comparados com as lâmpadas incandescentes, as outras podem apresentar um preço mais elevado. Porém, vale destacar que esse é um investimento que logo será compensado com o valor economizado na conta de luz.

4. Utilize seu micro-ondas

Os aparelhos de micro-ondas gastam uma quantidade muito menor de energia do que o gás. Além de poder optar por ele para esquentar suas refeições, também é possível utilizar a criatividade.

São inúmeras as receitas que você pode fazer com um micro-ondas, tanto de pratos salgados como de sobremesas.

 

5. Invista em energia solar

A energia solar é uma das melhores soluções para quem busca economizar dinheiro e ainda ajudar o meio ambiente.

Além de ser uma fonte renovável de energia, que não polui a atmosfera, a energia solar auxilia a reduzir os custos da conta de luz. Isso faz dela um excelente investimento.

Quer ver isso na prática? Clique no banner abaixo e acesso o Simulador de Energia Ponto Solar. Nele, você poderá conferir o quanto é possível economizar por meio de um sistema solar fotovoltaico.

6. Aproveite a luz solar

É possível fazer pequenas alterações na rotina para melhor aproveitar a luz solar e, dessa maneira, economizar eletricidade. Que tal aproveitar a manhã para ler seu jornal ou capítulo de um livro, ao invés de fazer isso durante a noite?

Além disso, é possível optar por pintar a casa com cores mais claras. Assim, há uma maior dispersão da luz no interior dos ambientes, o que faz com que eles fiquem mais iluminados.

 

7. Seja consciente sobre o uso da água

A água representa um grande gasto para a maioria dos domicílios. Por isso, economizar água também significa economizar dinheiro.

E existem várias maneiras de fazer isso: tomar banhos mais curtos, reutilizar a água das roupas para lavar calçadas, deixar a torneira fechada enquanto escova os dentes, etc.

Caso você esteja planejando construir sua casa também há a possibilidade de prever um sistema de captação da água da chuva.

A economia é certa!

 

 

Você também poderá se interessar por…

>> O que são os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e como a Energia Solar pode ajudar o Brasil a atingi-los?

>> Conheça quais são os componentes de um Kit Solar

>> Por que as pessoas estão aderindo à energia solar?



Ligue para nós 41 3035 4500