30/05/18

A energia solar fotovoltaica tem se popularizado muito nos últimos anos. Reportagens na TV e na internet mostram cada vez mais pessoas buscando esta alternativa para geração de eletricidade. Esse maior contato com o tema fez surgir ideias que não refletem a realidade da energia solar de forma correta.

 

Para esclarecer este tema, a Ponto Solar elaborou um texto que permitirá a você distinguir entre verdades e mitos mais comentados sobre a energia solar fotovoltaica.

 

A energia solar não é viável por ser muito cara.
MITO!

 

Até pouco tempo atrás isto poderia até ser considerado verdade, mas hoje a realidade é outra.

 

No ano de 2012 entrou em vigor a Resolução Normativa nº 482 da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) permitindo que os consumidores passassem também a produzir sua própria eletricidade e conectando seus geradores à rede pública das concessionárias de energia. Criou-se até um novo termo chamado “prosumidor”, que significa a junção de consumidor e produtor de energia elétrica na mesma pessoa.

 

A partir da promulgação da lei, as caras e ambientalmente incorretas baterias que armazenavam a energia passaram a ser itens dispensáveis nas instalações fotovoltaicas. Sem a necessidade das baterias e com a possibilidade de integração à rede elétrica das concessionárias locais, o custo da energia solar caiu muito, tornando-se muito mais acessível hoje do que há seis anos atrás.

 

Ficarei livre da concessionária de energia
MITO!

 

Isto é um engano. Como acabamos de dizer, os sistemas solares on grid estarão conectados à rede da concessionária. E isso é algo bom!

 

É na rede da concessionária que a energia será armazenada para ser utilizada nos momentos em que o consumo for maior que a produção. Com a energia solar a concessionária passa a ser uma aliada.

 

É possível reduzir em até 95% sua conta de luz
VERDADE!

 

Sim, é verdade! Dependendo das condições do imóvel e da rede elétrica local, o valor economizado na conta de luz pode chegar a valores surpreendentes.

 

É possível afirmar que a energia solar deixará sua conta de luz muito mais barata.

 

simulador-de-economia-energia-solar

 

Demora muito tempo para ter retorno
MITO!

 

O sistema de energia solar fotovoltaica leva, em média, entre 5 e 6 anos para retornar o investimento realizado. Quando levamos em consideração a vida útil de 25 anos de um painel solar, podemos afirmar que sobra muito tempo para desfrutar dos benefícios. Durante 19 ou 20 anos toda a energia gerada pelo seu sistema solar fotovoltaico será gratuita, transformando-se em economia.

 

A energia solar ajuda a proteger o meio ambiente
VERDADE!

 

Os impactos da energia fotovoltaica para o meio ambiente são muito positivos. A energia solar tem como combustível o sol, uma fonte limpa de energia. Além da fonte, a produção de eletricidade é igualmente limpa, pois não há liberação de gases ou resíduos na produção de energia.

 

No Brasil, as hidroelétricas são responsáveis por produzir 68% da eletricidade que consumimos.  Assim como a energia solar, as usinas que produzem eletricidade por meio da água também são consideradas fontes renováveis de energia.

 

Talvez você esteja se perguntado qual a diferença entre energia solar e hidrelétrica para o meio ambiente já que ambas usam fontes renováveis. As hidrelétricas precisam de áreas muito grandes para armazenar seu combustível: a água. Isso implica em extensos alagamentos para a criação de reservatórios gerando impactos na biodiversidade e no microclima da região.

 

Com a energia solar não existe este problema.

 

Eu mesmo posso instalar as placas solares fotovoltaicas
MITO!

 

A menos que você seja um profissional da área de eletricidade, há três razões para que somente pessoas habilitadas façam a instalação do seu sistema de placas solares.

 

Primeiro para que o dimensionamento seja correto. Um profissional da área é capaz de determinar o tamanho e o tipo do sistema correto, de maneira a maximizar o resultado do sistema de produção de energia solar para sua residência.

 

O segundo fator está ligado a segurança. As placas solares funcionam com corrente contínua em tensões bastante elevadas. Em caso de choque elétrico, a corrente contínua é muito mais perigosa que a corrente alternada presente em nossas tomadas.

 

Por fim, para aproveitar o benefício de utilizar os créditos de energia, a concessionária exige a entrega de projeto elétrico e vistoria técnica para homologação do sistema. Estas etapas só podem ser realizadas por profissionais registrados no CREA.

 

Invista em energia solar com a Ponto Solar

 

Produzir eletricidade a partir da energia que vem do sol é um excelente negócio. O sistema de energia solar fotovoltaica é confiável, financeiramente viável e ajuda a preservar o meio ambiente.

 

Entre em contato com a Ponto Solar e faça um orçamento sem compromisso.

 

Use você também os benefícios que a energia solar proporciona para o seu bolso e para o planeta!