12/10/17

algumas dúvidas quando o assunto é a manutenção dos painéis solares, ou seja, os cuidados essenciais. “É muito caro?”, “Terei de chamar algum profissional”, “Será que é muito difícil?” são perguntas comuns.

 

Se você já se perguntou isso, pode ficar tranquilo. Não é caro, não é difícil e você mesmo pode fazer a manutenção básica de seus painéis para deixá-los funcionando perfeitamente. Nesse texto, vamos te mostrar como.

 

manutencao-dos-paineis-solares-ponto-solar

Serviço é mais simples do que parece. Imagem: Portal Solar.

 

Por que fazer a manutenção dos painéis solares

 

Basicamente, esse serviço deve ser feito para não deixar que haja qualquer coisa entre a luz do sol e os painéis. Garantindo o caminho livre para a luz, a geração de energia também estará garantida.

 

O principal inimigo dos painéis, seja na cidade ou no campo, é a sujeira que fica no ar ou é levada por ele. Poeira, folhas e outros detritos podem criar camadas que cobrem a superfície e impedem a passagem da luz.

 

Por isso, a manutenção dos painéis solares tem tudo a ver com garantir a melhor produção de energia possível. Uma camada fina de poeira, como aquela acumulada durante algumas semanas sem chuva, pode prejudicar em cerca de 5% a produção dos painéis. Já camadas mais grossas de sujeira, como acontece em painéis que nunca foram limpos, o prejuízo para a produção pode chegar até 30%. Nada bom, não é?

 

Como fazer a limpeza

 

Para manter a sujeira longe dos painéis, um simples elemento deve ser usado: água. Geralmente, o uso de detergentes ou outros limpadores é contraindicado por agredir o material dos painéis. Existem limpadores específicos para a manutenção dos painéis solares, mas são difíceis de encontrar no mercado. Por isso, um pano úmido ou uma esponja macia e uma mangueira com água corrente são o suficiente para essa limpeza.

 

Antes de tudo, é essencial garantir a segurança. O primeiro passo é desligar o sistema fotovoltaico. Não se preocupe, também não é complicado e os profissionais instaladores – incluindo os da Ponto Solar – fornecerão todas as instruções para isso.

 

manutencao-dos-paineis-solares-ponto-solar-blog

Quantidade de sujeira nos painéis pode afetar sua performance – Imagem: Interfaith Electric.

 

Em seguida, depois de garantir seus materiais para a limpeza, basta encontrar uma maneira de levar sua esponja ou pano úmido e mangueira para o telhado. Você pode utilizar um cabo de extensão para chegar até os painéis ou até subir numa escada. Vale a pena lembrar que não é indicado, por motivos de segurança, subir no telhado para realizar essa limpeza.

 

Também é importante que não sejam utilizados materiais metálicos ou abrasivos em contato direto com os painéis. Riscos e arranhões no equipamento podem comprometer permanentemente sua eficácia.

 

De quanto em quanto tempo

 

Fique tranquilo, a manutenção dos painéis solares não tomará muito tempo de sua vida. O conselho padrão é que a limpeza seja realizada ao menos uma vez ao ano, o que pode variar de acordo com a região e clima. Em áreas mais secas, com pouca chuva e maior presença de poeira, o indicado é fazer o procedimento a cada seis meses em média.

 

Na verdade, o ideal é sempre dar uma olhada no estado dos painéis e verificar se precisam ser limpos. Em muitos casos, a chuva já pode fazer um ótimo trabalho em remover a sujeira acumulada, facilitando o trabalho do proprietário. Mas, convenhamos, uma limpeza básica uma vez ao ano não gera tanto esforço, não é?

 

Viu só como é fácil realizar a manutenção dos painéis solares? Não há motivos para você não investir em energia solar! Converse com os nossos profissionais e conheça todos os benefícios de gerar sua própria energia de forma e renovável através do Sol!

 

Com informações de Portal Solar.