18/06/18

As energias renováveis têm recebido um destaque cada vez maior. Provavelmente você já deve ter ouvido falar sobre elas nos noticiários ou jornais.

 

Várias são as razões para isso, mas podemos destacar o fato de que elas estão se tornando cada vez mais competitivas em relação às energias não renováveis, como combustíveis fósseis. Além disso, as energias renováveis apresentam uma grande vantagem em relação a outros tipos de energia: são mais limpas.

 

Com base nessa realidade, a Ponto Solar elaborou esse texto para ajudar você a compreender melhor o que são as energias renováveis, quais as suas vantagens e o porquê delas serem consideradas o tipo de energia que irá suprir as necessidades energéticas da humanidade.

 

O que são as energias renováveis?

 

Uma energia é chamada de renovável quando ela provém de fontes que a natureza renova permanentemente. Enquanto as energias ditas não renováveis apresentam uma quantidade finita no planeta, ou seja, um dia irão se esgotar, as energias renováveis estarão sempre presentes para suprir nossas necessidades.

 

Além do fato de não se esgotarem, elas apresentam grandes vantagens de uso em comparação às energias não renováveis. A principal delas é o fato de que as energias renováveis são mais limpas, não degradando o meio ambiente no mesmo ritmo que as não renováveis, como o petróleo e o gás natural, que liberam grandes quantidades de poluentes para a atmosfera.

 

Por que as energias renováveis são tão importantes?

 

Uma das razões que fizeram com que o uso das fontes energias limpas se tornasse maior está diretamente ligada a questões ambientais, principalmente no que toca as mudanças climáticas que estão sendo observadas no planeta. Inúmeras evidências científicas corroboram¹ a situação insustentável em que nos encontramos: aumento da temperatura global, aquecimento e acidificação dos oceanos, diminuição das geleiras polares, aumento do nível do mar e maior ocorrência de eventos extremos, como tempestades e catástrofes naturais.

 

Ademais, recentes desenvolvimentos tecnológicos tornaram as energias renováveis muito mais acessíveis a inúmeras pessoas ao redor do mundo. Podemos utilizar como exemplo o caso do Brasil, que em 2018 ultrapassou 1,5 GW de energia solar fotovoltaica e já abastece mais de 633 mil residências em todo o país, um crescimento de 10 vezes no número de casas com energia solar em um período de um ano².

 

É importante destacar que ainda não atingimos um patamar que possa ser considerado ideal no uso das energias renováveis. Mas, felizmente, estamos caminhando para alterar essa realidade. A tendência, em longo prazo, é que nos tornemos menos dependentes das energias sujas, aquelas que afetam negativamente a vida no planeta, e busquemos cada vez mais fontes de energia substitutas que sejam limpas e sustentáveis.

 

Agora que você já sabe o que é e algumas das principais vantagens no uso das energias renováveis, ainda temos que responder uma pergunta muito importante. Afinal, quais são os tipos de energias renováveis disponíveis para nosso uso?

 

As fontes de energia renovável

 

Existem diversas fontes de energias renováveis. A seguir, explicamos mais detalhadamente alguns dos tipos de energias renováveis que temos a nossa disposição e qual é o combustível que possibilita a existência de cada uma delas:

 

– Energia solar: um dos tipos de energia renovável mais conhecida, a energia solar, como o próprio nome já indica, utiliza o Sol como combustível.

 

– Energia eólica: energia obtida por meio do vento.

 

– Biomassa: energia extraída de material orgânico.

 

– Etanol: combustível orgânico obtido por meio da fermentação de vegetais. No Brasil, ele é obtido principalmente com a cana-de-açúcar.

 

– Energia hidráulica: energia que tem como combustível a água, que movimenta as turbinas das centrais hidrelétricas e gera eletricidade.

 

– Energia geotérmica: utiliza o calor natural da terra.

 

Você deve ter percebido que as fontes de energia renováveis são heterogêneas, apresentando em comum o fato de que são naturalmente repostas. Por isso, é importante se atentar para o fato de que algumas apresentam vantagens mais pronunciadas no seu uso do que outras.

 

Por exemplo, no caso do etanol há uma grande controvérsia em seu uso, pois áreas que poderiam ser cultivadas para produção de alimentos são destinadas para monoculturas que degradam o solo e a produção é destinada para a produção de um combustível que, quando utilizado irá liberar poluentes.

 

Em contraste, a energia solar é considerada a energia renovável mais limpa de todas, pois não há liberação de poluentes para a atmosfera no processo de conversão da energia do Sol em eletricidade. Além disso, a energia solar não causa ruptura ambiental, como no caso da hidráulica e eólica, que, para serem utilizadas, há um custo ambiental que precisa ser pago.

 

O futuro da produção de energia

 

Segundo o relatório da Agência Internacional de Energia Renovável (IRENA)³, “ainda que a luta contra a mudança climática segue sendo um fator chave, a transição energética traz uma gama muito maior de benefícios do que a simples redução na emissão de gás carbônico. Ela pode deixar o acesso universal a energia acessível, melhorar a saúde humana, aumentar a segurança energética e diversificar as fontes de obtenção de energia” O relatório ainda aponta que isso é economicamente viável, porém implica em aumentar em seis vezes a velocidade na adesão das fontes limpas, algo que pode ser alcançado.

 

Porém, para atingir essa meta a energia global precisa passar por uma transformação profunda, alterando o sistema massivamente baseado no uso de combustíveis fósseis. O relatório ainda aponta que é as energias renováveis podem fazer parte de dois terços do mix de energia até o ano de 2050.

 

Nesse momento, é importante destacar que alterar a realidade não é papel apenas de governo e organizações internacionais: é um papel que todos nós devemos assumir. Mas como fazer isso?

 

Aqui a Ponto Solar pode te ajudar! Somos uma empresa especializada em energia solar fotovoltaica. Navegue por outros posts do nosso blog e descubra que além de ajudar o meio ambiente, a energia solar também é economicamente viável:

 

>> Por que as pessoas estão aderindo à energia solar?

>> Por que você deve pensar em energia solar?

 

Também não deixe de conferir o Simulador de Energia Ponto Solar e descubra quanto você pode economizar na sua conta de luz utilizando a energia solar fotovoltaica.

 

Referências:

¹ https://climate.nasa.gov/evidence/

² http://www.absolar.org.br/noticia/noticias-externas/casas-com-energia-solar-aumentaram-10-vezes-em-um-ano-no-brasil.html

³ http://aprobio.com.br/novosite/wp-content/uploads/2018/04/Relatorio_Irena_2018_190418.pdf