04/06/18

Você sabia que cada vez mais as pessoas estão usando a energia solar fotovoltaica como fonte de eletricidade para suas residências? Para ajudar você a entender melhor esse novo cenário, a Ponto Solar elaborou uma lista com os três principais motivos que levam os consumidores a produzir sua própria energia elétrica.

 

Boa leitura!

 

A energia solar economiza muito dinheiro.

 

A economia gerada todos os meses com a redução da fatura de energia é uma das principais razões que levam a instalação dos geradores de energia solar. A explicação por trás disso é simples: o sol, combustível que alimenta os geradores solares, é grátis!

 

A energia proveniente das concessionárias públicas tem valor bem salgado. O gráfico abaixo, divulgado pela CEMIG, mostra as porções que compõem o valor final da tarifa elétrica.

 

fatura-de-energia

 

Como você pode ver, menos de 30% do valor pago todos os meses na fatura refere-se à eletricidade. O restante do dinheiro é usado pagar impostos e cobrir custos das concessionárias.

 

Com a energia solar fotovoltaica é diferente. Você investe nos equipamentos e passa a produzir sua eletricidade de maneira autônoma. Utilizar o sol como fonte de geração de eletricidade pode reduzir o valor da sua conta de luz em até 95%.

 

O retorno sobre o investimento inicial pode ser alcançado em um período de cinco a seis anos e os painéis solares possuem uma vida útil de 25 anos. Há muito tempo para economizar. Pensando em longo prazo, investir em energia solar é mais vantajoso do que manter seu dinheiro na poupança ou aplicado em fundos de investimento convencionais de mercado.

 

Aumentos na conta de luz causam pouca diferença na fatura

 

Os imóveis que produzem a própria eletricidade em quantidade suficiente para atender seu consumo passam a pagar apenas a tarifa mínima de energia.

 

A tarifa mínima para os imóveis conectados em baixa tensão é calculada em função do tipo de ligação elétrica do imóvel à rede pública e está explicada na tabela abaixo:

 

 

LIGAÇÃO:TARIFA MÍNIMA:
Monofásica30kWh/mês
Bifásica50kWh/mês
Trifásica100kWh/mês

 

 

Quando a energia vem dos painéis solares, os efeitos dos constantes aumentos que incidem sobre a energia elétrica ficam limitados à tarifa mínima. Já para os consumidores convencionais de eletricidade, o aumento do kWh atinge todo o consumo.

 

Os produtores de energia solar também ficam protegidos contra o impacto das bandeiras tarifárias que encarecem a conta de luz em até R$0,05 para cada quilowatt-hora (kWh) consumido.

 

Cada bandeira diz respeito às condições de geração de energia elétrica e a forma como impactam as faturas.

 

tabela-aneel-custo-energia-1024x510

 

Usar energia solar ajuda na preservação do meio ambiente.

 

O Brasil produz eletricidade de várias formas diferentes. Em 2016 a EPE – Empresa Pesquisa Energética do governo federal divulgou um gráfico mostrando a diversidade de fontes de energia:

 

energia-solar-meio-ambiente

 

A mais representativa é a fonte hidroelétrica, responsável por 68% da produção. Depois dela vem um conjunto de fontes que geram gases de efeito estufa decorrentes da queima de combustíveis, fósseis ou não, usados para acionar turbinas geradoras de eletricidade.

 

As únicas fontes realmente limpas são a energia solar (que utiliza o sol como combustível) e a energia eólica (alimentada pela força dos ventos). Isto é uma afirmação verdadeira pois nenhuma das duas libera resíduos decorrentes da produção da eletricidade.

 

Vivemos uma era em que a humanidade está assumindo papel central no cuidado com as questões ambientais. Mesmo que um painel solar possa parecer uma contribuição pequena, ainda assim é uma contribuição. Somada à de outras pessoas, as pequenas ações produzem resultados positivos coletivamente.

 

Economizar dinheiro e ajudar o meio ambiente é possível!

 

Você percebeu que utilizar a energia solar fotovoltaica é bom para seu bolso e também para o planeta.

 

Sempre esperamos pelo momento de maior independência.

 

A energia solar une economia, independência e proteção ao meio ambiente.

 

Se você também busca isso, converse com a gente! A Ponto Solar é uma empresa apaixonada pelos benefícios que o sol como fonte de energia traz para toda a sociedade!

 

Esperamos seu contato!