BLOG

Retrospectiva 2018 Ponto Solar

retrospectiva

Nesse final de ano, a Ponto Solar traz a você uma retrospectiva com as principais notícias de 2018 que envolveram a Energia Solar.

Algumas são muito positivas. Outras apontam um cenário mais pessimista. Mas, de qualquer maneira, a energia solar ganhou um destaque crescente nesse ano,  principalmente em razão das vantagens que ela oferece para as pessoas que possuem um sistema fotovoltaico.

Você pode descobrir mais sobre isso a seguir. Boa leitura!

1. Isenção de ICMS para energia solar passa a vigorar no Paraná e em Santa Catarina

Em junho de 2018, os estados do Paraná e de Santa Catarina passaram a fazer parte do Convênio 16/15 do Conselho Nacional de política fazendária (CONFAZ) que permite a isenção do ICMS para a energia solar.

A medida já está em vigor e os paranaenses e catarinenses que possuem um sistema solar fotovoltaico já se beneficiam da isenção desse tributo na conta de luz.

Para mais informações você pode acessar nosso post sobre o tema clicando aqui.

 

2. Tarifa do fio ameaça energia solar e pode aumentar o tempo de retorno de um sistema fotovoltaico

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) pretende rever, em consulta pública, o que vem sido chamado de “Tarifa do Fio”. Trata-se de uma demanda das concessionárias de energia, que afirmam que os clientes com um sistema de geração distribuída, como é o caso da energia solar, oneram o sistema.

Para resolver essa situação, elas pressionam pela adoção de uma tarifa que deve cobrir pelo uso da estrutura física dos elementos que compõem o sistema de distribuição, como cabos, postes e transformadores.

Para entender melhor o que é a Tarifa do Fio, bem como as consequências que ela poderá trazer para as pessoas que utilizam um sistema fotovoltaico, a Ponto Solar elaborou um conteúdo completo. Confira “Tarifa do Fio pode diminuir ganhos com energia solar

 

3. Estudo mostra que o custo da energia solar deverá cair pela metade até 2020

De acordo Agência Internacional de Energia Renovável (IRENA), os custos da energia solar fotovoltaica caíram 73% desde 2010. E a expectativa é que o custo da energia fotovoltaica caia pela metade até 2020.

Esses dados estão incluídos no estudo “Renewable Power Generation Costs in 2017” (Custos do Poder de Geração Renovável em 2017, em tradução livre), publicado em janeiro de 2018.

Você pode conferir o relatório na íntegra aqui (em inglês).

4. 2018 foi o ano da energia solar nas propriedades familiares e cooperativas

O título acima foi retirado de uma matéria da Gaúcha ZH de 7 de dezembro de 2018.

O texto aponta que a redução dos preços para a instalação de um sistema fotovoltaico e o grande potencial de economia, principalmente em razão da alta demanda de energia em algumas propriedades, fez com que a energia solar ganhasse cada vez mais destaque nos empreendimentos rurais.

Essa notícia veio para confirmar um texto que publicamos aqui no blog da Ponto Solar em julho de 2018. Em “A energia solar é viável em propriedades rurais?” abordamos quais são as vantagens que têm feito um número cada vez maior de proprietários rurais buscar essa fonte de energia como uma solução para economizar na conta de luz.

Clique aqui e confira o conteúdo!

 

5. A importância da energia solar para um planeta mais sustentável

No final de 2018 foi realizada na cidade de Katowice, Polônia, a Conferência do Clima da ONU (COP 24).

Durante o evento, foi divulgado o relatório Global Carbon Project, que aponta que as emissões de CO2 cresceram em 2018 e devem fechar o ano com alta de 2,7% em comparação ao ano anterior.

Para saber mais sobe a Cop 24, recomendamos que você leia o texto do portal UOL “Análise: Negociações sobre o clima passam o bastão da corrida contra aquecimento global”. Basta clicar aqui.

Além disso, em 2018 produzimos alguns textos que abordam as mudanças climáticas e a necessidade cada vez maior de valorizar as fontes de energia sustentáveis. Confira:

Por que as energias renováveis serão a energia do futuro

O que são os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e como a energia solar pode ajudar o Brasil a atingi-los?

6. Custo da conta de luz é um peso cada vez maior para os brasileiros

De acordo com um estudo do Instituto de Desenvolvimento Estratégico do Setor Energético (Ilumina), o reajuste da tarifa de energia residencial foi, entre 1995 e 2017, 50% maior que a inflação (medida pelo IPCA).

Além disso, até agosto de 2018 o valor da conta de luz já havia aumentado quatro vezes mais que a inflação, com alta de 13,79.

Frente a esses dados alarmantes, a energia solar tem se mostrado como uma solução cada vez mais viável para quem busca se proteger das altas no valor  da conta de luz.

Isso porque com um sistema solar é possível reduzir em até 4 vezes o valor do kWh pago na conta de energia.

Quer descobrir como isso é possível? Acesse o texto “Como a energia solar reduz (e muito) o custo da sua conta de luz?” Basta clicar aqui.

 

Em 2019 conte com a Ponto Solar!

Toda a equipe da Ponto Solar deseja um final de ano com muita festa e alegria.

Ano que vem estaremos aqui novamente produzindo conteúdo sobre esse tema tão fascinante e que pode impactar profundamente a vida de milhões de brasileiros.

Boas Festas!



Ligue para nós 41 3035 4500