03/10/19

Pode parecer que o uso de energia solar no Brasil ainda seja incipiente, porém a construção civil tem investido cada vez mais no uso desse recurso natural para a geração de energia em suas construções. Exemplo disso é a construtora MRV, que recentemente anunciou que aproximadamente 100 construções serão entregues com o sistema de energia fotovoltaica. De acordo com a empresa, alguns empreendimentos já contam com esse sistema em Belo Horizonte (MG), São Luís (MA), Cuiabá (MT) e Salvador (BA).

 

Um dos principais pontos que motivam essa decisão de algumas construtoras é o forte investimento do setor de energia fotovoltaica e a ampliação em estudos voltados para o seu uso estratégico. O pesquisador e doutorando do Grupo de Pesquisa Estratégica em Energia Solar da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Andrigo Filippo Antoniolli, afirma que até 2030, um décimo da energia elétrica consumida no Brasil será fotovoltaica.

 

Vantagens da energia solar no Brasil

 

O Brasil tem sido apontado como um dos países com maiores possibilidades de investimento em energia solar do mundo. Isso porque a incidência de sol em nosso território é uma das maiores, variando entre 4,25 kWh/m² e 6,30 kWh/m². Segundo dados disponibilizados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), no total, o país teria o potencial de produzir aproximadamente 28 mil gigawatts em energia fotovoltaica.

 

Claro que para chegar a esse patamar seria necessário muito investimento, mas é visível que ele já vem tomando forma há alguns anos e a tendência no mercado é que o uso de energias renováveis cresça consideravelmente. A vantagem da energia solar para a construção civil no Brasil está, principalmente, na redução de custos dos projetos e até mesmo no consumo que um empreendimento tem durante sua vida útil. Só para ter uma ideia, o setor é um dos que mais consome energia elétrica no Brasil (50%).

 

O uso de placas solares em projetos

 

Além da redução de custos na execução de um projeto, a instalação da placa solar bem como de um gerador fotovoltaico é completamente viável. Com o passar do tempo, o custo-benefício é comprovado e é possível economizar mensalmente os gastos com energia. Por ser uma fonte de energia limpa, o imóvel também ganha pontos no quesito sustentabilidade e até mesmo pode ter seu preço de venda valorizado por fazer uso de energia solar.

 

É importante que ao realizar a concepção do projeto, as construtoras entrem em contato com empresas especializadas na instalação de placas solares e que tenham em sua equipe engenheiros elétricos que sejam especialistas no uso e instalação de projetos dessa magnitude. Por mais simples que possa parecer, é importante avaliar corretamente o espaço necessário para a instalação do sistema, inclinação do telhado entre outros pontos que podem maximizar o sistema instalado.

 

A Ponto Solar é especialista na concepção e instalação de projetos fotovoltaicos em Curitiba e Santa Catarina. Nossa equipe de engenheiros está à disposição para tirar seu projeto do papel e otimizar seu investimento em energia solar fotovoltaica.