30/11/17

Verão e energia solar são uma relação que significa mais economia para o consumidor que se preocupa com sua conta de luz. A estação mais quente do ano é também aquela com os dias mais longos, e isso quer dizer mais energia limpa sendo produzida.

 

O potencial do Brasil em relação à energia solar é impressionante. Em comparação à Alemanha, um dos líderes mundiais na produção per capita, o local com menor potencial no Brasil possui um nível de insolação quase idêntico ao de maior potencial do país europeu.

 

Esse é um dos fatos que mostram definitivamente que a energia solar é um investimento certo em nosso país tropical.

 

Verão e energia solar: mais economia ainda

 

E toda essa capacidade de geração de energia vem à tona principalmente no verão. Com dias mais longos, os painéis recebem iluminação natural por mais tempo, possibilitando maior geração de energia.

 

Além disso, no verão o consumo de energia tende a não ultrapassar a média do ano em muitas regiões. Com luzes ligadas por menos tempo – por causa do horário de verão – e os chuveiros elétricos em temperaturas mais frias, o consumo de energia costuma ser bem menor em relação ao inverno, por exemplo.

 

Em muitas cidades da região Sul, que possuem climas mais amenos, também é comum que as pessoas façam uso do ar-condicionado poucas vezes durante o verão, o que ajuda a economizar.

 

Esses fatores somados às condições favoráveis de geração fazem com que o verão seja uma estação em que a produção de energia solar é maior do que o consumo.

 

Gerando mais do que consome, o consumidor consegue acumular créditos com a concessionária de energia, que pode utilizar em períodos que o consumo for maior durante o ano – como no inverno – e economizar ainda mais na fatura.

 

E então, se interessou pelos benefícios da energia solar? Que tal começar a economizar na sua conta de luz agora mesmo? Entre em contato com a Ponto Solar e saiba como ter o sistema em sua casa!