18/08/17

Esse texto irá ajudar a mostrar as diferenças entre duas coisas que ainda são muito confundidas: energia solar e aquecimento solar.

 

Ambos tem algumas semelhanças, como necessitar do sol para suas finalidades e trabalharem a partir de placas instaladas no teto das construções. Mas veremos aqui que seus sistemas e funções são bem diferentes.

 

Aquecimento-solar-energia-solar-ponto-solar-blog

Foto: reprodução / CR Construções

 

Tecnologia que tem sido cada vez mais implementada ao redor do mundo, a energia solar tem o objetivo de gerar energia elétrica através dos raios solares, que são captados através de painéis fotovoltaicos – daí vem o seu outro nome.

 

Já o aquecimento solar tem a função de aquecer a água utilizada no sistema hidráulico – chuveiros e torneiras principalmente – através do calor do sol, que é captado por placas coletoras. Por sua vez, não possui nenhuma ligação com a energia elétrica.

 

Como cada sistema funciona

 

Como vimos, as finalidades de cada sistema são bem diferentes. Mas vamos falar agora sobre os componentes e a instalação de cada um.

 

esquema-energia-solar-ponto-solar-blog

Sistema de energia solar não requer modificações no sistema elétrico. Foto: reprodução / Clube do Instalador.

 

No sistema de energia solar, os componentes são basicamente: os módulos fotovoltaicos (as placas), que são instalados nos tetos das construções; um inversor de frequência; e um relógio bidirecional. Vale lembrar que esse sistema é ligado à rede de distribuição da concessionária de energia elétrica, ou seja, não são necessárias baterias para “estocar a energia”.

 

Quando for para ser instalado, esse sistema não requer modificações no sistema elétrico já instalado na construção, desde que esteja seguro.

 

Já quando se trata do aquecimento solar, as modificações são mais amplas. Como o propósito é aquecer água exclusivamente, é preciso alterar o sistema hidráulico, substituindo a tubulação para uma que suporte água quente.

 

Os componentes desse sistema incluem: as placas coletoras, que recebem o calor; um sistema de armazenamento térmico que retém a água aquecida e a tubulação que distribui a água pelo local de instalação.

 

aquecimento-solar-ponto-solar-blog

Aquecimento solar necessita de sistema de armazenamento. Foto: reprodução / Soletrol

 

É possível instalar os dois?

 

Sim! É possível. Por ser um espaço pouco aproveitado numa construção, o telhado pode receber módulos fotovoltaicos para geração de energia e também placas que captam o calor do sol para aquecer a água.

 

No entanto, como existem torneiras e chuveiros elétricos, e um sistema de geração de energia solar bem instalado é capaz de suprir as necessidades básicas, torna-se mais viável investir na instalação dos painéis fotovoltaicos para atender todas as demandas.

 

Além disso, diferente do sistema de aquecimento, o de geração de energia funciona inclusive em climas mais frios e em dias nublados, ainda gerando energia e não deixando o consumidor na mão.

 

painéis-solares-ponto-solar-blog

Foto: reprodução / 1000x Online

 

Se interessou em instalar um sistema de geração de energia solar em sua casa? Converse com os profissionais da Ponto Solar. Estamos dispostos a mostrar todos os benefícios que você pode conseguir com esse sistema.

 

Com informações de Portal Solar.