BLOG

Energia Solar: conheça as vantagens e desvantagens

Você está pensando em instalar um sistema de energia solar fotovoltaica em sua casa e busca mais informações antes de tomar uma decisão?

Parabéns! Isto mostra seu cuidado em aplicar bem seu dinheiro.

Para te ajudar nesta tarefa, a Ponto Solar elaborou uma lista com as cinco principais vantagens e desvantagens da energia solar fotovoltaica.

Ao fim da leitura, tire suas próprias conclusões!

As vantagens da energia solar

Fonte limpa e inesgotável de energia

O combustível que alimenta a produção de energia fotovoltaica é o sol. Ele é gratuito, está presente em todos os lugares do planeta e nenhum governo cobra impostos por sua presença.

A conversão da energia presente nos raios solares em energia elétrica é livre da produção de resíduos. O processo de fabricação das placas solares é menos agressivo ao meio ambiente do que a construção de uma usina hidroelétrica, por exemplo.

Solução energética para centros urbanos

A energia solar dá novo valor a um espaço subutilizado nas grandes cidades: os telhados.

O elevado número de imóveis nas grandes cidades torna possível que parte significativa da energia elétrica necessária seja obtida a partir do sol, sem causar interferências e transtornos com construções de subestações e linhas de transmissão que trazem energia de longe.

Funciona mesmo em dias nublados

Há uma relação direta de quanto mais radiação solar incidente sobre as placas, mais energia elétrica é produzida. Portanto sistemas fotovoltaicos em dias de céu claro e aberto produzem mais energia do que dias nublados.

No entanto, as placas solares captam a radiação solar para produzir corrente elétrica. Este fenômeno acontece em todos os locais onde há presença do sol. Desta forma, cidades com climas amenos também são produtoras de energia fotovoltaica.

Prova disso é a Alemanha. A incidência de radiação solar por lá é em média 40% inferior à média brasileira e mesmo assim os alemães são os líderes mundiais na produção per capta de energia elétrica a partir do sol.

Mínima manutenção

Sistemas de geração de energia solar são compostos por poucos equipamentos e produzem a eletricidade no local onde ela é consumida. Além disso, a partir da mudança na legislação brasileira de 2012 que permitiu a conexão dos geradores solares à rede elétrica das concessionárias de energia, as baterias puderam ser eliminadas.

Desta forma, a manutenção necessária no sistema passou a ser apenas a limpeza das placas solares e pode ser feita com água, esponja macia e detergente de cozinha. O intervalo entre as lavadas depende do local de instalação. Em média é realizada uma vez por ano.

Valorização do imóvel

É difícil determinar um valor preciso, mas é fácil pensar que no momento da venda, uma casa que produz sua própria energia elétrica tem maior valor de mercado.

Um estudo feito pela Universidade da Califórnia aponta que compradores norte-americanos estão dispostos a investir uma quantia extra de até 15 mil dólares em casas que possuam sistemas solares fotovoltaicos.

As razões para os resultados deste estudo não são surpreendentes, afinal de contas a energia solar diminui de maneira significativa o valor mensal da conta de luz.

As desvantagens da energia solar

Produção acontece apenas durante o dia

Por depender da presença da radiação solar, a produção de energia fotovoltaica acontece apenas durante o dia. Outras fontes de energia limpa, como a eólica por exemplo, funcionam durante as 24 horas do dia.

A boa notícia é que a energia excedente produzida durante o período de sol é armazenada na rede da concessionária. Esta energia é utilizada a noite ou em qualquer momento em que a produção seja menor que o consumo.

Nem todos os telhados são compatíveis

Mesmo presente em todos os imóveis, nem todas as coberturas são possíveis de serem utilizadas. Existem alguns fatores que impedem a instalação: presença de sombras; inclinações muito acentuadas; orientações geográficas inadequadas; e estruturas frágeis.

Quando isto acontece resta a possibilidade do autoconsumo remoto. Neste caso o gerador solar deve ser instalado em outro imóvel do mesmo proprietário e que esteja ligado na mesma concessionária. A energia produzida em um imóvel pode ser utilizada para compensar o consumo em outro local.

A venda da energia solar é proibida

A legislação brasileira permite apenas o modelo de compensação de energia, que na prática significa o uso da energia produzida pela pessoa que a produziu.

Há países em que a energia produzida é paga em dinheiro pela concessionária ao produtor.

Caso isto fosse permitido no Brasil, seria um grande negócio instalar e vender energia. O kWh dos sistemas fotovoltaicos é, em média, 65% mais barato do que o entregue pelas concessionárias de energia em nossas casas.

Os painéis perdem um pouco da eficiência com passar do tempo

Ao longo dos anos ocorre um pequeno envelhecimento das células solares. Como resultado, há uma perda na eficiência de produção de energia.

Boas empresas fabricantes de painéis solares oferecem garantia de 25 anos de produção de energia. Durante esse período eles perdem no máximo 20% da sua eficiência. Na prática isto significa que após 25 anos, as placas solares ainda produzirão pelo menos 80% da quantidade de energia produzida quando eram novas.

Na falta de energia pública, o sistema se desliga

Para permanecer produzindo energia a partir do sol, o sistema de fotovoltaico precisa que a rede elétrica da concessionária esteja operando. Portanto, quando falta energia na rede, o gerador fotovoltaico se desliga automaticamente.

A explicação para isso é simples e compreensível. Existem dois motivos: o primeiro é para proteger o eletricista da concessionária que precisa trabalhar com linhas desenergizadas durante as manutenções. A segunda é para garantir que o próprio gerador solar não queime passando a fornecer energia para todas as casas vizinhas conectadas à mesma rede elétrica pública.

Conseguimos ajudar?

É claro que o assunto vai além destes dez tópicos e por isso estamos à disposição para conversar mais contigo.

Entre em contato conosco e esclareça suas dúvidas. Será um prazer te atender!



Ligue para nós 41 3035 4500