notícias sobre energia solar

Energia solar e meio ambiente: aposta certa para garantir o futuro do planeta

Ponto Solar
Energia solar e meio ambiente: aposta certa para garantir o futuro do planeta

Não tem jeito, o mundo inteiro já sabe que precisamos de energias renováveis para não deixar nosso meio ambiente inabitável num futuro próximo. Com as emissões de CO2 escalando a cada ano, a Organização Meteorológica Mundial (OMM) já informou que a concentração de dióxido de carbono na atmosfera atualmente é a mais alta em 3 milhões de anos.

 

E para tentar frear o agravamento desse quadro cada vez mais triste, é importante uma rápida mudança de hábitos, de maneiras de viver. Produzir energia de forma alternativa é um grande passo para frente nesse sentido, e é por isso que consideramos que energia solar e meio ambiente são termos de uma mesma conversa: preservar o planeta.

 

energia-solar-meio-ambiente-2

 

Energia solar e meio ambiente possuem uma relação que dá certo. Quem investe nessa forma de geração de energia está fazendo algo na prática pela causa. Diferente de, por exemplo, pressionar governantes para construção de usinas de energia renovável, ao investir na microgeração individual, o consumidor gera energia limpa na sua própria casa! Ele estará fazendo a sua parte em seu dia a dia, ao não utilizar em suas tarefas cotidianas a eletricidade que vem das hidrelétricas e termelétricas.

 

Poluição a todo vapor

 

Não são apenas os carros e caminhões que contribuem para a poluição global. Qualquer coisa que utilize energia está contribuindo de alguma forma para esse problema. Isso porque, quando as hidrelétricas – maiores responsáveis pela produção de energia no Brasil – são construídas, grandes áreas verdes precisam ser inundadas, e toda a vida que ficou debaixo d’água emite gás metano – extremamente poluente – para se decompor. Sem contar, é claro, nos vários problemas relacionados à destruição do habitat de diversas espécies de animais.

 

energia-solar-meio-ambiente-3

 

Em momentos de baixa produção nas hidrelétricas e demanda alta vinda dos consumidores, a termelétricas são ligadas para suprir as necessidades energéticas da população. Essas usinas são extremamente poluentes, já que funcionam a partir da queima de gases fósseis para gerar energia. Quando as bandeiras tarifárias amarela e vermelhas estão acionadas, quer dizer que as usinas térmicas estão a todo vapor.

 

Ao gerar energia solar por conta própria em sua própria casa é possível sair dessas amarras, não depender mais das hidrelétricas, usinas térmicas e outros sistemas extremamente poluentes. As placas fotovoltaicas no telhado de sua casa irão gerar energia a partir da luz do Sol, simples assim, sem poluentes.

 

energia-solar-no-brasil-ponto-solar-1

 

Energia solar e meio ambiente: relação ecológica

 

Aqueles mais atentos podem pensar: “Ok, a energia solar conduz uma geração sustentável, mas como fica a poluição da produção e instalação dos painéis?”. Felizmente, com a tecnologia atual já foi possível reduzir e muito a poluição gerada nesses processos em comparação à outras formas de geração.

 

Uma pesquisa publicada na revista científica IOPscience comprovou que a poluição produzida em todo o processo da geração de energia solar é o equivalente a no máximo 10% do total de poluentes gerados em uma usina de gás natural, para o mesmo tanto de energia.

 

Em comparação às usinas de carvão, o resultado é ainda melhor. Todo o processo para a geração de energia solar, incluindo fabricação, montagem e operação produz menos poluição do que apenas o fornecimento de combustível para a usina de carvão. Isso mesmo, só o transporte do mineral até a usina já gera mais poluição do que todo o processo de produção da energia solar.

 

Se você adora o meio ambiente tanto quanto a gente, a energia solar é sua opção de ajudar na prática a natureza. Com energia limpa e renovável, você economiza seu dinheiro e os recursos naturais do planeta. E aí, está esperando o quê?

 

Com informações de Climatologia Geográfica.

Deixe seu Comentário
Deixe seu Comentário

Ligue Agora