04/06/18

A microgeração de energia solar fotovoltaica apresenta um crescimento expressivo no Brasil. Dados da ANEEL mostram que a quantidade de sistemas instalados em 2017 cresceu 157% em relação a 2016.

 

energia-solar-no-brasil

 

Isso significa que um número cada vez maior de pessoas está aproveitando os benefícios da energia solar fotovoltaica.

 

E por que elas estão optando por produzir a própria energia elétrica a partir do sol?

 

Leia abaixo alguns dos motivos.

 

Porque o investimento é recuperado em pouco tempo

 

Entre 5 a 6 anos o investimento é recuperado. Há quem diga que isto é muito tempo, mas é preciso ver as coisas em perspectiva de longo prazo.

 

A vida útil de uma placa solar é de no mínimo 25 anos, o que significa ter energia gratuita em pelo menos 19 anos após o retorno do capital investido.

 

Energia elétrica é um produto indispensável que usaremos por toda a vida. Poder contar com ela de forma gratuita por tantos anos é um grande benefício.

 

Porque aumenta a independência

 

As pessoas que produzem a própria energia ficam menos expostas aos aumentos de tarifa de energia.

 

Um imóvel que consome energia convencional sofre o impacto integral do aumento do kWh na fatura. Os consumidores de energia solar que produzem toda a eletricidade consumida pagam apenas a tarifa mínima de energia para a concessionária. Desta forma os aumentos de tarifa incidem apenas sobre esta pequena porção do consumo.

 

Porque a energia solar é uma fonte limpa de energia

 

A energia solar é amiga do meio ambiente. Durante o processo de produção da eletricidade nas placas solares não existe a liberação de qualquer tipo de poluente. Usinas termoelétricas movidas a combustíveis inflamáveis liberam gases resultantes da combustão.

 

O sol é uma fonte de energia limpa que durará milhões de anos, ao contrário dos combustíveis fósseis que, além de poluentes, se esgotarão no futuro.

 

Porque é uma maneira de inovar

 

O mundo é composto por pessoas ativas e reativas.

 

O grupo das pessoas ativas toma decisões de maneira preventiva. Age antes de ser forçado pelas circunstâncias de maneira a estar um passo à frente.

 

Por outro lado, pessoas reativas tendem a adotar mudanças apenas quando não lhes resta alternativa. As atitudes são tomadas quando permanecer imóvel já não é uma alternativa.

 

Neste momento são as pessoas ativas que estão tomando a decisão de instalar os geradores de energia solar fotovoltaicas e produzir sua própria eletricidade. Elas estão se antecipando ao movimento irreversível da adoção de uma forma limpa e sustentável de viver.

 

A Ponto Solar pode te ajudar!

 

Para entender melhor os benefícios que a energia do sol traz para você, entre em contato conosco.

 

Nosso time de engenheiros está preparado para te explicar como a energia solar vai mudar sua forma de produzir e consumir energia.

 

Será um prazer compartilhar nossa paixão com você!