22/09/17

Nos últimos anos, o mundo acordou para as possibilidades da energia solar e a tecnologia ganhou muitos investimentos, como já mostramos. O Brasil está explorando cada vez mais sua alta capacidade de geração, e tudo indica que estará produzindo seu primeiro gigawatt (GW) até o fim do ano.

 

Quem confirma a previsão é o presidente da Associação Brasileiro de Energia Solar (Absolar), Rodrigo Sauaia. Segundo ele, até dezembro a produção de energia solar no Brasil colocará o país entre os 30 países com maior capacidade de geração, produzindo mil megawatts (MW) através de painéis solares.

 

A expectativa é que o imenso potencial brasileiro, que ultrapassa os 25 mil gigawatts, seja aproveitado cada vez mais para fazer com que o país se torne um dos cinco principais geradores de energia solar até 2030.

 

Energia solar no Brasil se tornou investimento

 

Esse alto crescimento na capacidade de geração do Brasil não é um milagre, mas resultado de esforços para viabilizar esse sistema entre os cidadãos. Foram resoluções governamentais que trouxeram benefícios (aproveitamento de créditos, uso compartilhado, etc.), melhorias nas tecnologias envolvidas e, claro, o barateamento nos custos de implementação da energia solar.

 

energia-solar-no-brasil-ponto-solar-1

Imagem: reprodução / Pensamento Verde.

 

E os esforços trouxeram frutos. Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica, em agosto de 2016 a energia solar no Brasil se resumia em cerca de de 5 mil unidades de microgeração. Em setembro de 2017, pouco mais de um ano depois, a marca atingiu aproximadamente 15 mil unidades.

 

A maior parte estão instaladas em residências, imóveis comerciais ou industriais em áreas urbanas. Basicamente, são resultado do interesse de pessoas pela grande possibilidade de economizar com a energia solar e que investiram em painéis fotovoltaicos para gerar a própria energia.

 

Maior usina da América Latina é brasileira

 

Os investimentos também são maciços em projetos grandiosos que tornam mais possível o estabelecimento da energia solar no país. Um exemplo forte disso é o Parque Solar Nova Olinda (imagem abaixo), que compreende uma área de 690 hectares, o maior empreendimento do tipo na América Latina.

 

energia-solar-no-brasil-ponto-solar

Imagem: reprodução / Portal AZ.

 

O parque fica localizado no interior do Piauí, na cidade de Ribeira do Piauí. A capacidade instalada é de 290 megawatts. A expectativa é que sejam gerados até 600 gigawatts ao ano, o suficiente para atender cerca de 300 mil lares com energia limpa, renovável, e sobretudo produzida de forma responsável.

 

E você, também tem interesse em entrar para o grupo de brasileiros que produz a própria energia elétrica? Converse com os profissionais da Ponto Solar e descubra o quanto você pode economizar com a energia solar!

 

 

Com informações de Portal Solar.