17/03/20

Você sabia que é possível usar os raios solares para abastecer toda a energia da sua casa? Isso proporciona muitos benefícios e vale a pena o investimento. A energia solar pode ser capaz de suprir todo o consumo elétrico de uma residência.

 

Com esse sistema, é possível economizar até 95% da conta de luz! Isso prova o quanto esse sistema é vantajoso. Para ter certeza que o sistema de energia solar residencial vale a pena, detalhamos melhor alguns dos motivos para instalar em sua casa o quanto antes:

 

Vantagens de investir em energia solar

 

Vale muito a pena investir em energia solar por vários motivos. O primeiro deles é a economia que esse sistema gera. É possível economizar até 95% da sua conta de luz atual. A energia gerada através desse sistema pode ser utilizada no chuveiro elétrico, tomadas, lâmpadas etc.

Veja outras vantagens desse sistema:

 

– É sustentável;

– Não emite ruído ou poluição;

– Manutenção quase inexistente;

– Longa vida útil.

 

Basicamente, através do sistema de energia solar, você está produzindo sua própria energia, utilizando uma fonte renovável e inesgotável. Ou seja, é energia sustentável.

 

O sistema é totalmente silencioso e não poluí. O processo é fotoquímico e a energia é produzida através do efeito fotovoltaico. Por isso não emite nenhum tipo de ruído.

 

A energia solar possui a manutenção mínima, quase inexistente. O que torna-se um grande benefício. Se for instalado corretamente, você não precisará se preocupar depois.

 

Outro fator que faz esse sistema valer a pena, é a sua vida útil. O sistema solar fotovoltaico é viável e, possui mais de 25 anos de vida útil.

 

Como funciona o sistema de energia solar

 

De uma maneira bem resumida, o sistema solar funciona da seguinte maneira:

 

Os raios solares são captados através de painéis solares. Em seguida, são transportados até o inversor solar, que converterá a energia solar captada em energia elétrica.

 

Painéis solares

 

Os painéis solares, responsáveis por capturar os raios solares, também são chamados de módulos fotovoltaicos. São instalados no telhado da casa e não interferem em nada na aparência ou na fachada.

 

É essencial que essas placas sejam instaladas em um local que tenha grande incidência dos raios solares, por isso, recomenda-se fortemente a contratação de um engenheiro especializado para a realização do projeto. O valor do painel de energia solar varia de acordo com a quantidade de placas instaladas.

 

E, a quantidade de placas instaladas depende da quantidade de energia que precisa ser gerada para suprir a necessidade do imóvel.

 

Inversor solar

 

Após a captação dos raios solares, essa energia passa pelo inversor solar. Nessa etapa, a energia solar é transformada em energia elétrica.

 

Quando é captada, a energia está em uma corrente contínua (CC). Após a conversão, ela passa ser corrente alternada (CA).

 

A partir desse ponto, a energia está pronta para ser usada em qualquer aparelho elétrico. Se, por algum motivo você não utilize toda a energia gerada, o sistema lança essa energia na rede elétrica. E, você ganha créditos energéticos para utilizar em momentos em que a sua produção for menor que o consumo.

 

Dessa forma, se você utilizar toda a energia gerada, você pode usar a energia elétrica sem custos, porque você possui os créditos energéticos para isso.

 

Manutenção do sistema solar

 

A manutenção do sistema envolve a lavagem dos módulos a cada 6 meses se estiverem muito sujos. Esses módulos são feitos com uma película antiaderente, diminuindo consideravelmente a sujeira que fica acumulada.

 

Procure por um bom fornecedor, dessa forma você garante um bom equipamento. E, consequentemente, aumenta a vida útil do mesmo e diminui a necessidade de manutenção.

 

A instalação também precisa ser feita corretamente.

 

Quanto custa a instalação do sistema solar?

 

O valor do equipamento de energia solar é variável de acordo com a necessidade. O cálculo é feito com base na quantidade de placas a serem instaladas e na complexidade da instalação. Portanto, é fundamental que um engenheiro responsável faça o orçamento para garantir o equipamento ideal para você.

 

A Ponto Solar oferece um orçamento detalhado para seu imóvel. Clique aqui e converse com um engenheiro. Se preferir, faça uma simulação inicial para ter uma ideia de valores e entraremos em contato com você em seguida.