BLOG

Bandeiras tarifárias subirão até 50%. Seu salário acompanhou?

aumento tarifa

Seu salário aumentou 50% nos últimos 12 meses? Pois saiba que o valor que você paga mensalmente na conta de luz teve um reajuste aprovado pela Aneel, em maio deste ano (2019), que eleva a cobrança com reajuste da bandeira tarifária em até 50%. É isso mesmo! De um ano para o outro a energia elétrica ficará 50% mais cara para os meses onde a bandeira amarela estiver vigente.

Reajuste da bandeira tarifária

Aprovado em 21 de maio de 2019, o reajuste das bandeiras tarifárias impactará diretamente no bolso dos consumidores, especialmente nos meses em que a bandeira amarela vigorar. Para este caso, o aumento será de 50%, passando de R$ 1,00 para R$ 1,50 a cada 100 kWh consumidos.

De acordo com a Aneel, o reajuste foi necessário para que a conta da bandeira tarifária não fique deficitária em 2019. De acordo com a Agência, os déficits registrados em 2017 e 2018 foram computados na formação dos novos valores.

Veja como ficará os novos valores das bandeiras tarifárias:

Reajuste das bandeiras tarifárias

Como funciona o sistema de bandeiras tarifárias

Implantado em 2015, o sistema de bandeiras tarifárias sinaliza o custo da energia gerada e serve como uma espécie de “alerta para o consumidor”: quanto maior o consumo, maior será o valor pago na conta de luz do mês seguinte – para os casos das bandeiras amarela e vermelha.

O aumento do custo de geração – que aciona as bandeiras amarela ou vermelha – está diretamente ligado ao volume de chuvas e dos reservatórios, já que o Brasil possui uma matriz elétrica muito dependente das usinas hidrelétricas.

>> Confira a composição da matriz elétrica brasileira.

Para você ter ideia de quais foram as bandeiras vigentes nos últimos meses e de qual seria o impacto na sua conta de luz, veja a relação abaixo:

Reajuste das bandeiras tarifárias

Proteja-se dos aumentos na conta de luz. Invista em Energia Solar!

Uma boa maneira de se proteger dos constantes aumentos de custo da energia é investir em fontes renováveis e limpas, como a Energia Solar. Além de reduzir o custo da sua conta de luz em até 95%, a Energia Solar valoriza o seu imóvel e pode ser comparada a um fundo de investimento de médio-longo prazo, já que todo valor economizado pode ser aplicado e render juros!

A melhor maneira de saber qual é o potencial produtivo do seu imóvel e o quanto você pode ganhar com a Energia Solar é pedir uma avaliação de um engenheiro especialista. Para este caso, conte com o conhecimento da equipe da Ponto Solar, que está disponível para fazer uma avaliação gratuita do seu imóvel.

Se você acha um absurdo pagar até 50% mais caro na sua conta de luz, clique aqui e agende uma avaliação com nossos engenheiros.



Ligue para nós 41 3035 4500