11/04/19

O Brasil alcançou em março deste ano a marca de 2.056 megawatts (MW) de capacidade instalada em usinas de energia fotovoltaica, o que fez com que superássemos a capacidade das usinas nucleares instaladas no país.

 

O valor alcançado refere-se aos sistemas de geração centralizada de energia fotovoltaica, isto é, usinas de grande porte.

 

Neste texto, a Ponto Solar vai te explicar qual o significado disso e porquê essa é uma conquista a ser comemorada por todos.

 

Boa leitura!

 

Atualização da matriz elétrica brasileira

 

O conceito de matriz elétrica faz referência ao conjunto de fontes disponíveis apenas para a geração de energia elétrica em determinado local.

 

Com a energia solar ultrapassando a capacidade instalada em energia nuclear tivemos uma alteração na matriz elétrica brasileira.

 

Agora, a energia solar passou a ocupar a 7ª posição (ver imagem abaixo) na matriz elétrica do país.

 

A energia nuclear, que é proveniente das usinas de Angra I e Angra II, possui uma capacidade de geração de 1.990 MW.

 

matriz-eletrica-brasileira

 

Energias renováveis x energias não renováveis

 

Como afirmamos no início, esta notícia é algo a ser comemorado em todo o país. Uma das razões para isso é que uma fonte de energia renovável tem ganhado cada vez mais destaque. E a tendência é que isso continue no futuro.

 

Além disso, o fato de a energia solar ter ultrapassado a capacidade da energia nuclear é relevante porque a energia nuclear é uma energia não renovável que gera resíduos radioativos e possui impactos ambientais catastróficos quando ocorre algum acidente operacional.

 

Exemplo disso é o acidente na usina nuclear de Chernobyl, atual Ucrânia, em 1986. Esse foi o pior acidente nuclear da história e até hoje a área onde a catástrofe ocorreu é isolada em razão dos perversos efeitos da radioatividade.

 

Por isso, não é arriscado afirmar: as energias renováveis, como a energia solar, serão as energias do futuro!

 

Você também poderá se interessar por…

 

>> Construções sustentáveis: um desafio para o futuro que deve ser pensando no presente

>> Custo da energia solar está cada vez mais acessível. Descubra as razões!

>> Brasil alcança marca histórica de potência instalada em sistemas fotovoltaicas