BLOG

Custo da Energia Solar está cada vez mais acessível. Descubra as razões!

custo da energia solar mais acessível

O preço das placas de energia solar fotovoltaica caiu 99% na última década. É o que uma análise de pesquisadores do Massachussets Institut of Technology (MIT) descobriu em um estudo divulgado no final de 2018.

A descoberta vai ao encontro de algo que muitos consumidores que buscam investir nessa fonte renovável de energia já sabem: está cada vez mais vantajoso investir em energia solar.

A Ponto Solar explica a seguir quais são as razões responsáveis por essa drástica redução.

Boa leitura!

Energia Solar cada vez mais barata

A pesquisa realizada pela renomeada faculdade norte-americana dividiu em duas variáveis principais as razões para a queda no valor da energia solar: mecanismos de alto nível da evolução do custo da tecnologia e modelos de engenharia de baixo nível.

Os mecanismos de alto nível são aqueles que influenciam diretamente no preço das placas solares. Dentre eles, a mudança na eficiência dos painéis contribuiu com uma redução no custo de 23% para o período de 1980 a 2012.

Além disso, o preço do silício, material essencial à fabricação dos painéis solares, teve um impacto de 14% e o rendimento das placas, de 7%.

Já os mecanismos de alto nível possuem efeitos diretos nos mecanismos de baixo nível e podem ser resumidos basicamente em três pontos:

  • pesquisa e desenvolvimento (P&D) público e privado, que apresentou o maior impacto, contribuiu com uma estimativa de 59%;
  • economia de escala, que possibilita uma redução nos custos de produção e maior eficiência, contribuiu com 22%;
  • o aprendizado pela prática (processo de produção dos painéis de maneira repetida e rotineira) contribuiu com 7% de queda dos custos durante o período analisado pelo estudo.

É importante frisar que esses fatores não influenciaram na queda dos preços de maneira uniforme no tempo. Na imagem a seguir você pode conferir o papel que cada um desses elementos de alto nível teve entre 1980 e 2012.

custo da energia soalar

Interpretando os dados acima, podemos concluir que enquanto a P&D pública e privada teve maior impacto no período de 1980-2001, a economia de escala possuiu um papel de maior relevância mais recentemente.

O papel do governo e as políticas públicas

A professora adjunta do MIT Jessika Trancik, uma das responsáveis pelo estudo, apontou que as políticas governamentais de incentivo ao crescimento do mercado também desempenharam um papel relevante.

Dentre essas políticas, estão os subsídios e a inclusão de portfólios renováveis. Além disso, a pesquisa e o desenvolvimento financiados pelo governo em várias nações representaram cerca de 30%.

A própria professora aponta a relevância disso: “Durante muito tempo houve um debate se essas políticas funcionam, se elas realmente estavam impulsionando a melhoria tecnológica. Agora, podemos não apenas responder essa questão, como dizer até que ponto”.

E no Brasil?

Como a maioria das placas solares de instalações fotovoltaicas no Brasil são importadas, uma redução no preço lá fora tem um impacto direto aqui.

E as vantagens de um sistema solar já foram sentidas por inúmeros brasileiros. Sinal disso é que no ano de 2018 o país atingiu a marca de 500 megawatts de potência instalada em sistemas de micro e minigeração distribuída solar fotovoltaica.

Quando comparamos com 2017, que fechou com 184 MW, podemos comprovar que o aumento foi exponencial. E neste ano a tendência deve se repetir.

Aproveite para conferir o conteúdo que criamos aqui no nosso blog sobre esse relevante marco atingido em 2018. Basta clicar aqui.

Você já pensou em investir em Energia Solar?

Esses e inúmeros outros fatores apontam que agora é o momento certo para quem busca economizar na conta de luz com um sistema fotovoltaico.

Você também deseja isso?

Aproveite para entrar em contato com a Ponto Solar. Podemos elaborar um projeto sem custo algum para você. Dessa maneira, muito mais do que apenas palavras, você poderá comprovar como a energia solar irá transformar sua vida.

Será um grande prazer atendê-lo!

Além disso, aproveite para descobrir outros conteúdos que temos em nosso blog que te ajudarão a compreender melhor a energia solar:
>> Conheça quais são os componentes de um kit solar
>> O que eu ganho com energia solar
>> A energia solar funciona com o tempo nublado?



Ligue para nós 41 3035 4500