BLOG

Brasil alcança marca histórica de potência instalada em sistemas fotovoltaicos

No ano de 2018, o Brasil alcançou a marca de 500 megawatts (MW) de potência instalada em sistemas de micro e minigeração distribuída solar fotovoltaica.

Será que isso é muito ou pouco? A Ponto Solar elaborou este texto que vai te mostrar como a marca é expressiva para o mercado de energia solar e para o país.

Boa leitura!

O começo de tudo

Foi em 2012 que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) publicou a Resolução Normativa 482.

Basicamente, essa resolução configurou o sistema de energia solar fotovoltaica no Brasil por meio dos mini e microgeradores, que passaram a ficar interligados à rede elétrica da concessionária local.

Portanto, temos em 2012 o ano-base para os cálculos da potência instalado em sistemas fotovoltaicos aqui no Brasil. Anteriormente, as casas ou comércios que utilizavam a energia solar precisam armazenar a energia em baterias que, além de caras, eram pouco amigáveis com o meio ambiente.

De 2012 para cá

No gráfico abaixo, elaborado pela Associação Brasileira de Energia Solar (Absolar) com base em dados da Aneel, podemos acompanhar o desenvolvimento da potência instalada de geração distribuída de energia solar fotovoltaica no Brasil.

potência instalada em energia solar

Fonte: Associação Brasileira de Energia Solar Foltovoltaica (Absolar).

Analisando os dados acima, percebemos que os três primeiros anos após a entrada em vigor da resolução normativa foram pouco expressivos no que diz respeito ao investimento em energia solar.

Apenas a partir de 2016 é que podemos encontrar um maior destaque para a potência instalada.

O ano de 2017 também foi muito positivo, com uma potência instalada durante o ano totalizando quase o dobro da acumulada desde 2012.

Mas nada consegue superar o ano de 2018. Com uma potência instalada acumulada em 184 MW, o ano passado contou com um aumento expressivo na potência gerada por novos sistemas fotovoltaicos: 317,9 MW. Esse ano fechou com uma potência instalada total de 501,9 MW.

500 MW: o que isso significa?

É inegável o aumento expressivo da produção de energia solar fotovoltaica no Brasil. Mas isso abre a alguns questionamentos.

Em primeiro lugar, por que um aumento tão grande em tão pouco tempo?

Segundo, o que isso terá como resultado não apenas para os consumidores, mas também para o Brasil?

Vamos começar com a resposta para a segunda pergunta. É inegável que a energia solar apresenta inúmero benefícios para o progresso do país.

De acordo com a Absolar, alguns desses benefícios são a redução de gastos com a energia elétrica, atração de investimentos, geração de empregos locais de qualidade, redução de perdas elétricas na rede nacional e alívio do sistema elétrico em horários de alta demanda diurna (como nos meses do verão).

Agora, para responder a primeira pergunta (do porquê de um aumento tão grande no ano de 2018) precisamos mencionar os benefícios da energia solar. Afinal de contas, são eles que fazem um número cada vez maior de brasileiros adotarem esse tipo de energia. Destacamos alguns a seguir:

 

Em 2019 conte conosco

Não é nenhuma mágica. A procura pela energia solar aumentou exponencialmente no ano de 2018 porque cada vez mais pessoas descobriram os benefícios que ela traz.

E você, já pensou investir em energia solar? Se sua resposta for negativa nós afirmamos: agora é o melhor momento para começar a pensar nisso.

E em todas as etapas do cominho você pode contar com o auxílio da Ponto Solar. Somos uma empresa paranaense de Energia Solar que é movida pela paixão que temos nessa fonte limpa de energia que é capaz de transformar a vida de todos os brasileiros.

Aproveite para entrar em contato conosco. Podemos elaborar um projeto sem custo algum para você. Dessa maneira, muito mais do que apenas palavras, você poderá comprovar como a energia solar irá transformar sua vida.

Será um grande prazer atendê-lo!

 



Ligue para nós 41 3035 4500