19/10/17

Pode parecer um pouco estranho, mas é verdade. Um hipermercado inaugurado em Curitiba se tornou a maior usina solar fotovoltaica do sul do país. E não é porque não existem bons exemplos na região, mas porque o empreendimento levou a sério o investimento na geração independente de uma energia limpa e renovável.

 

Inaugurada em setembro desse ano, a loja tem 1422 painéis instalados em seu telhado, o suficiente para gerar 50 mil kWh ao mês e abastecer cerca de 35% da grande demanda energética do estabelecimento. A capacidade instalada da estrutura é equivalente ao necessário para abastecer casas de até 200 famílias.

 

energia-solar-sul-do-brasil-ponto-solar

Supermercado localizado no bairro Santa Quitéria em Curitiba possui painéis solares desde sua abertura. Imagem: Gazeta do Povo

 

Energia solar é ideal para empresas

 

O empreendimento é um grande símbolo do que a energia solar é capaz de fazer para o desenvolvimento das empresas, principalmente para aquelas com grande demanda de energia. Além de trazer grande economia, a energia solar também cria uma imagem positiva da empresa perante o público, já que este passa a ver a marca como preocupada com o meio ambiente e que está disposta a investir nisso.

 

Com as várias possibilidades de aplicação dessa tecnologia nos estabelecimentos, os painéis solares se tornam versáteis e de forma alguma um incômodo para as construções. Qualquer superfície que receba a luz do Sol pode ser aproveitada para a instalação, como estacionamentos, fachadas e até pequenas estruturas como os postes de iluminação.

 

estacionamento-solar-blog-ponto-solar

Exemplo de coberturas de estacionamento construídas utilizando painéis solares. Imagem: Smartly.

 

Para um supermercado, que precisa estar bem iluminado todo o tempo e possui grandes “sugadores” de energia como as câmeras frias, a energia solar certamente é um investimento positivo com retorno garantido rapidamente.

 

No caso do Condor Santa Quitéria, o empreendimento do qual falamos nesse texto, os seus vários painéis solares serão responsáveis por reduzir a emissão de CO2 na atmosfera em até 29 toneladas ao ano. Segundo o presidente da empresa, Pedro Joanir Zonta, mais de 180 árvores serão salvas ao ano por causa da estrutura.

 

Viu só? A energia solar não traz apenas benefícios para os consumidores residenciais, mas as empresas também têm muito o que aproveitar dessa tecnologia. Quer saber mais dos benefícios? Entre em contato com os profissionais da Ponto Solar!

 

Com informações de Portal Solar.