30/05/18

O Brasil é um país que apresenta condições muito favoráveis para a energia solar fotovoltaica. Apesar de um aumento na quantidade de energia produzida a partir do sol por aqui, o valor ainda é baixo quando comparado a outras fontes, principalmente as não renováveis.

 

Mas essa é uma realidade que está mudando. Os benefícios da energia fotovoltaica apontam para um crescimento no seu uso para geração de eletricidade.

 

A Ponto Solar elaborou este artigo com o objetivo de mostrar a você o que é possível conquistar com a produção própria de eletricidade a partir da energia solar fotovoltaica.

 

Aumentos de energia causam menos impacto na sua fatura

 

Os geradores de energia solar são conectados à rede da concessionária pública de energia.

 

Isto significa dizer que as casas produtoras de energia fazem parte do sistema de compensação de energia elétrica. Toda energia produzida e não consumida pela residência retorna na forma de créditos que são abatidos na conta de luz. O resultado é que os aumentos de energia impactam apenas a porção chamada de Custo de Disponibilidade do Sistema Elétrico, popularmente chamada de tarifa mínima.

 

Abaixo criamos um exemplo simulando um aumento de 10% na tarifa para quem usa energia solar e para quem usa energia convencional:

 

grafico-o-que-eu-ganho-com-energia-solar

 

Faça uma simulação e veja qual sua economia prevista com energia solar.

 

Reconhecimento

 

A energia solar usa como combustível o sol: uma fonte renovável e gratuita de energia. Usar eletricidade a partir de uma fonte limpa significa cuidar do meio ambiente. Quem investe em energia solar fotovoltaica mostra sua preocupação com esta causa tão importante.

 

Pessoas que produzem sua própria energia tornam-se exemplos para as pessoas ao redor e são reconhecidas por isso. Você já pensou em ser o primeiro a dar o exemplo de que é possível cuidar do meio ambiente e ainda economizar muito dinheiro?

 

Valorização do seu imóvel

 

Se você está se preparando para investir em um sistema fotovoltaico provavelmente não está pensando em vender sua casa após a instalação. Mas vale dizer que imóveis que contam com sistemas próprios de produção de energia tem maior valor de mercado.

 

É fácil entender isso. A energia solar reduz muito a conta de luz e quem compra uma casa com um sistema solar fotovoltaico já em operação economiza desde a primeira fatura.

 

Consumo remoto

 

Os geradores solares precisam de uma área livre para a instalação das placas fotovoltaicas. Se você mora em um condomínio pode surgir a ideia de que energia solar não é para você. Felizmente esse caso tem solução! A lei permite o que se chama autoconsumo remoto.

 

Isto significa que você pode produzir a energia em qualquer outro imóvel seu (que seja atendido pela mesma concessionária de energia) e compensar a energia elétrica consumida em seu apartamento.

 

Além disso há outra forma de ganhar descontos. Fazendo só uma instalação para atender mais de um imóvel, o custo cai.

 

Tem mais!

 

Em nosso blog temos outras postagens que mostram por que é um bom negócio investir em energia solar.

 

Energia solar – vantagens e desvantagens

 

Mitos e verdades

 

Converse conosco. Nossa equipe de engenheiros está pronta para mostrar todos os benefícios de produzir sua própria energia. Será um prazer conversar com você.