BLOG

Quanto custa um sistema de energia solar?

quanto-custa-energia-solar-fotovoltaica

Você sabe quanto custa um sistema de energia solar? Descubra o que é importante avaliar antes de contratar uma empresa de Energia Solar para instalar painéis no seu imóvel. Cuidado com o barato que pode sair caro!

Se você já pensou em instalar placas de energia solar no seu imóvel, certamente já se fez a pergunta: “quanto custa um sistema de energia solar?”. Mas muito além do fator custo, você deve se preocupar com o conhecimento técnico do profissional que irá contratar.

Atualmente, o mercado tem se dividido entre as empresas de energia solar compostas por engenheiros e especialistas no setor de energia, e os chamados “integradores”, que são profissionais liberais, como os eletricistas, por exemplo, que possuem apenas um curso para a instalação dos painéis solares fotovoltaicos.

É muito provável que ao comparar somente os preços do produto (placas solares e todos os componentes do sistema de geração de energia) e do serviço (mão de obra para instalação das placas), o orçamento dos integradores seja mais barato do que o de uma empresa especializada. E é aí que mora o perigo: No total, quanto custa um sistema de energia solar? O barato pode sair muito caro!

Qual a diferença entre uma empresa de energia solar e um integrador (instalador)?

Enquanto o integrador detém um conhecimento específico e limitado – pois tem uma formação básica – as empresas de energia solar que possuem engenheiros especialistas são capazes de fazer estudos e diagnósticos mais completos sobre o melhor aproveitamento do sistema a ser instalado num imóvel.

Para o bom aproveitamento de um sistema de geração de energia solar é preciso muito mais do que uma calculadora que aponte quantas placas precisam ser instaladas. A posição das placas, o local mais adequado para a instalação (nem sempre esse local é um telhado), a incidência de sol e até mesmo a maneira como o vento pode “bater” nas placas solares são fatores que precisam ser levados em conta, pois afetarão a vida útil do sistema, ou seja, impactam diretamente no retorno financeiro que você terá na geração de energia solar.

Portanto, escolher uma empresa que te apresente toda essa análise deve ser um dos seus critérios de avaliação e seleção. Não foque apenas no mais barato. Procure uma proposta que apresente coerência técnica aliada a um preço justo. E atenção: certifique-se de que a empresa fará a homologação do sistema junto à concessionária de energia, pois se o seu sistema não estiver homologado você não conseguirá receber os créditos energéticos (que é o desconto na sua conta de luz).

O que é importante saber e fazer para ter energia solar no seu imóvel

Agora que você já sabe que o primeiro – e mais importante dos passos – é contratar uma empresa especializada para avaliar as características do seu imóvel e o potencial de geração de energia, confira o que é preciso ser feito, do começo ao fim, para que você produza energia solar e economize na conta de luz.

  1. Projeto elétrico aprovado pela concessionária de energia, dentro das normas técnicas exigidas;
  2. Instalação dos painéis com materiais de primeira qualidade, garantindo segurança para você e vida útil longa para o sistema;
  3. Homologação do sistema junto à concessionária de eletricidade.

Não abra mão de nenhuma dessas etapas e cobre o acompanhamento de todo processo por um engenheiro especialista, afinal, estamos falando da segurança da sua família e de um investimento que pode resultar em ganhos significativos através da economia gerada na sua conta de luz!

Se você chegou até aqui e está convencido de que o preço é só um dos fatores a ser levado em conta, entre em contato com a equipe da Ponto Solar e agende uma avaliação gratuita no seu imóvel. Nossos engenheiros estão à disposição para responder todas as suas dúvidas.

Leia também:

>> O que eu ganho com energia solar?

>> Custo da energia solar está cada vez mais acessível. Descubra as razões!

>> Vantagens e desvantagens da energia solar



Ligue para nós 41 3035 4500