BLOG

Descubra outros usos da energia solar que estão longe dos telhados das casas!

descubra-os-usos-possivies-da-energia-solar

Muitas vezes, quando falamos em energia solar imediatamente imaginamos os painéis fotovoltaicos instalados em cima dos telhados das casas.

Porém, a energia solar é uma solução versátil capaz de proporcionar soluções e alternativas inovadoras tanto para a nossa vida como para a sociedade.

Ficou curioso? A seguir, a Ponto Solar separou quatro usos para a energia solar que estão bem distantes do telhado de nossas casas. Confira!

Cinema itinerante movido a energia solar

O CINESOLAR é o primeiro cinema itinerante do Brasil movido a energia solar. Trata-se de um projeto que exibe filmes a partir da energia solar e promove também arte e sustentabilidade por meio de oficinas artísticas e lúdicas.

O projeto, que realizou quase mil sessões de cinema, já atingiu um público superior a 159 mil pessoas. E a economia conquistada com a luz do sol foi de 2480 kW.

O CINESOLAR consiste em uma van equipada com painéis fotovoltaicos que conta em seu interior com 100 assentos para o público, sistema de projeção de som e até mesmo um estúdio de gravação.

A van percorre principalmente áreas carentes da periferia do país difundido a arte e cultura. E tudo isso é viabilizado pelo sol!

 

Estádios brasileiros usam energia solar

Muitos estádios brasileiros já contam com painéis fotovoltaicos para a captação da energia solar.

Além de ajudar a economizar com os gastos de energia elétrica, o uso de um sistema solar vai ao encontro da tendência cada vez mais presente em projetos de engenharia e arquitetura: a sustentabilidade da construção.

Exemplo disso é o Estádio do Maracanã, um dos mais conhecidos do país. Ele conta com 1.552 módulos que ocupam uma área de 2.380 m² e produzem uma potência de 400 kWp (quilowatt-pico). O sistema fotovoltaico do Maracanã evita o despejo de 2.560 toneladas de CO2 na atmosfera.

Alguns outros exemplos de estádios brasileiros que utilizam a energia solar são o do Minerão, do Mané Garrincha, a Arena Pernambuco e a Arena Fonte Nova.

 

Iluminação pública

Também a iluminação pública pode se beneficiar com maneiras inovadoras de utilizar a energia solar com o propósito de melhorar a qualidade de vida dos habitantes de uma cidade.

Exemplo disso é Campinas, município localizado no interior do estado de São Paulo. Uma praça da cidade recebeu miniusinas que captam e armazenam a energia do sol e a distribui para um sistema de fiação subterrânea. O controle do tempo em que as lâmpadas são acesas ou apagadas é feito por um timer.

 

Wi-fi de graça e um lugar para carregar o celular

Outra iniciativa muito interessante que envolve a energia solar é a Árvore Digital.

Trata-se de uma estrutura que possui painéis solares localizados no topo que conta com 16 conectores que podem ser utilizados para carregar celulares ou outros aparelhos eletrônicos. Também é possível realizar até 100 conexões de wi-fi simultâneas.

A Árvore Digital faz parte de uma iniciativa de convênio entre as empresas Binancional Itaipu e o Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros.

 

Você também poderá se interessar por…

>> Custo da energia solar está cada vez mais acessível. Descubra as razões!

>> Brasil alcança marca histórica de potência instalada em sistemas fotovoltaicos

>> O que são os objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e como a energia solar pode ajudar o Brasil a atingi-los?



Ligue para nós 41 3035 4500